Viagora

Abertura Nacional da Colheita de Soja aborda agronegócio no Piauí

O evento foi realizado na cidade de Sebastião Leal, na Fazenda Progresso, e abordou temas relacionados a desrespeito da legislação e insegurança no campo.

Na manhã desta quinta-feira (17), o Piauí sediou a abertura Nacional da Colheita de Soja que abordou temáticas referentes ao agronegócio brasileiro com a presença de representantes do Agro de 16 estados, o governador do Piauí, Wellington Dias, vice governador do Maranhão e senadores.

O evento foi realizado na cidade de Sebastião Leal, na Fazenda Progresso, localizada a 420km de Teresina. O Ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira também esteve no evento para abordar os recursos federais voltados a área de infraestrutura.

Foto: Divulgação/AscomEvento de abertura Nacional da Colheita de Soja em Sebastião Leão.
Evento de abertura Nacional da Colheita de Soja em Sebastião Leão.

De acordo com o presidente Alzir Neto, da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), o cenário do agronegócio no Piauí e demais estados precisa de maior atenção quanto ao desrespeito a legislação vigente, além da insegurança no campo.

"Esse momento nem que os olhos da agricultura do Brasil estão voltados para o Piauí quero chamar atenção aqui para essa situação. No Piauí temos exemplo de uma lei aprovada que não tem sido respeitada, até mesmo pelo próprio Judiciário",”, ressaltou o presidente da Aprosoja.

Além disso, o presidente nacional da Aprosoja, Antônio Galvan, pediu sensibilidade ao Ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, e ao governador do Estado, Wellington Dias, quanto a necessidade de investimentos na área da infraestrutura, principalmente em estradas.

"Infelizmente essa é uma situação que não é só daqui do Piauí, mas que aqui tem prejudicado muito o produtor rural. Nós contamos com essa sensibilidade política e agora com esse compromisso do Governo Federal de investir na melhoria da nossa Infraestrutura", destacou o gestor.

O ministro Ciro Nogueira esteve presente no evento e afirmou que o inicio dos investimentos, por meio do Ministério da Infraestrutura, será concretizado após apresentação do projeto por parte dos produtores.

"Os recursos e a deliberação do presidente Bolsonaro é que essa melhoria seja realizada o quanto antes e o que estamos aguardando é a apresentação do projeto dos próprios produtores para dar início", ressaltou o ministro.

Wellington Dias falou sobre o crescimento do agronegócio no estado e parabenizou os produtores pelo feito, além de reconhecer a necessidade de mais recursos destinados a infraestrutura do local.

"Há algum tempo aqui se produzia apenas 100 mil toneladas e todo esse crescimento é fruto de muito esforço dos produtores é importante parabenizar esse esforço, sem eles o Piauí não estaria sendo hoje a referência que é", afirmou o governador do Estado.

Por fim, o governador anunciou que irá fazer uma visita, após o dia participação do evento, ao trecho de estrada para Baixa Grande do Ribeiro, no local ocorrem obras de infraestrutura.

Facebook
Veja também