Eleição suplementar em Murici dos Portelas acontece neste domingo
Segundo o TRE-PI, o pleito suplementar ocorre em função da cassação dos mandatos de Ana Lina de Carvalho Cunha Sales (PSD) e Zeca Tote, ambos eleitos, em novembro de 2021.
Neste domingo (13), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Murici dos Portelas.
Segundo o TRE-PI, concorrem ao cargo majoritário (prefeito) duas candidatas: Chaguinha da Saúde (PSD) tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.
De acordo com o TRE, Aurideia teve sua candidatura indeferida pelo Juiz Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, sediada em Buriti dos Lopes e a qual o município de Murici dos Portelas está subordinado, mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação, na condição de: “Indeferida Sub Júdice”.
Conforme o órgão eleitoral, o pleito suplementar ocorre em função da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mandatos da chapa formada por Ana Lina de Carvalho Cunha Sales (PSD) e Zeca Tote, ambos eleitos, em 15 de novembro de 2021, para os cargos de prefeita e vice-prefeito, e cumpre a Resolução TRE-PI nº 437/2022, que fixou a data e aprovou as instruções e o calendário para a realização desta nova eleição.
Em decisão unânime, proferida em sessão plenária no dia 4 de novembro de 2021, os ministros do TSE acompanharam o relator da matéria, Carlos Horbach, e acordaram que Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, porque no período de 2016 a 2020, ainda estava casada com o então prefeito reeleito daquele município, Ricardo Sales, ferindo o disposto na Constituição Federal que proíbe a candidatura, ao mesmo cargo, de parentes e cônjuge do chefe do Executivo.
Ainda segundo o TER, Lina se declarou casada com Ricardo Sales e apresentou comprovante de residência em nome do então marido, durante a revisão eleitoral com coleta de biometria, promovida no município em junho de 2017. Essa foi uma das provas usadas para sustentar a decisão do relator do caso.
“A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal. A eleição de Ana Lina caracteriza um terceiro mandato do clã familiar”, explica Horbach.
Na mesma sessão da Corte Eleitoral Superior, em Brasília – DF, foi determinada a anulação dos votos dados à chapa Ana Lina/Zeca Tote, e a posse do presidente da Câmara de Vereadores local, Raimundo Mutuca, do mesmo partido da chapa cassada, no cargo de Prefeito de Murici dos Portelas – PI, até a realização de uma nova eleição, definida pelo TRE-PI.
Murici dos Portelas
Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
Rafael Fonteles e Wellington Dias recebem adesões em Pio IX
Além do encontro realizado no Clube dos Professores, os dois candidatos participaram da XVI Festa do Vaqueiro, que ocorreu no povoado Várzea Queimada, em Jaicós. -
TSE divulga tabela para cálculo de tempo da propaganda eleitoral
De acordo com o Tribunal, a Lei Eleitoral define que 90% do tempo de propaganda deve ser definido de maneira proporcional entre os partidos políticos. -
Dr. Gilberto será convocado o mais rápido possível, diz Enzo Samuel
O vereador falou que o presidente da FMS terá que prestar esclarecimentos na Câmara sobre a falta de insumos na rede de saúde. -
-
Prefeitura de Teresina discute projetos de inovação tecnológicas
Segundo a prefeitura de Teresina, no encontro, foi destacado o projeto #CidadesInteligentes e a importância da implementação da tecnologia 5G para o desenvolvimento da capital. -
Dr. Pessoa entrega pavimentação asfáltica no povoado Sete Ladeiras
De acordo com a prefeitura de Teresina, este ato faz parte da programação de comemoração do aniversário dos 170 anos do município, e aconteceu neste sábado (13).
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir