Viagora

Wellington Dias faz vistoria no Bioparque Zoobotânico

Segundo o governo, a PPP tem realizado ações emergenciais que já transformaram a realidade do equipamento e teve reflexos na visitação do local

Na manhã desta quarta-feira (30), o governador Wellington Dias visitou o Parque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina. O Governo do Estado informou que desde o começo do ano, o local está sendo gerido por uma Parceria Público-Privada (PPP), por meio da concessionária Bioparque Zoobotânico. O valor estimado de investimento inicial para início das operações é de R$ 30.609.562,39.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoGovernador vistoria melhorias realizadas no Bioparque  Zoobotânico
Governador vistoria melhorias realizadas no Bioparque Zoobotânico

Segundo o governo, a PPP tem realizado ações emergenciais que já transformaram a realidade do equipamento e teve reflexos na visitação do local.

De acordo com o governo, a primeira ação da nova administração foi garantir mais conforto para os 451 animais, redistribuindo-os em recintos maiores e mais adequados, com manutenção e limpeza constante e enfoque na mudança de cultura no trato com o animal. O cardápio dos bichos também foi reformulado com uma zootecnista, com foco na alimentação balanceada com diferentes fontes de nutrientes.

O governador, Wellington Dias, afirmou que já é possível ver os resultados dessa parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Semar) e o parceiro privado que já está fazendo a gestão do parque.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Marçal, as ações estão atendendo ao conceito de transformar o local em Bioparque. “Queremos tanto o bem-estar tanto dos animais, quanto de quem visita o Zoobotânico, com ampliação de recintos e um bom convívio entre seres humanos, animais e fauna”, afirmou.

De acordo com o presidente do Consórcio Bioparque Zoobotânico Piauí, Luis Rêgo, que também participou das visitas. As grandes obras do parque ainda não foram iniciadas. “As grandes obras ainda não iniciamos, estamos na fase de ações emergenciais que atendem a limpeza, reforma dos recintos, capina, reformas de vias e estacionamentos, preservação e despoluição da lagoa”, explicou.

Conforme o governo, a nova gestão em parceira com a Águas de Teresina iniciou o tratamento para melhoria da qualidade da água no parque. Pias, bebedouros, banheiros e estacionamento estão sendo recuperados. Foi feita limpeza das vias, com recolhimento de lixo mais pesado e solucionado problemas de energia, com as vias melhor iluminadas, além da realização de pequenas intervenções estruturais.

Por Anna Paula Couto

Facebook
Veja também