Viagora

Reajuste salarial dos servidores da Educação é aprovado na Alepi

Segundo o deputado estadual, Marden Menezes, o Projeto aprovado é um desrespeito com a categoria e a implementação do auxílio-alimentação aos vencimentos dos servidores, não trará nenhum ganho real

Nessa quarta-feira (30), os deputados estaduais se reuniram na sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepi) e aprovaram uma série de matérias que tramitavam na Casa, incluindo, o Projeto de Lei N° 06/2022 do Governo do Estado que define o novo valor do piso salarial para os profissionais do Magistério. A pauta foi aprovada em 1º e 2º votação, além de redação final, com voto contrário dos deputados da oposição. Os projetos aprovados seguem para a sanção do Governador do Estado.

O projeto de Lei nº 06/2022, proposto pelo Governo do Estado, define o valor do piso salarial em R$ 3.845,66 para os profissionais do magistério que atuam em jornada de 40 horas semanais, incorporando o valor do auxílio-alimentação aos vencimentos dos servidores ocupantes de cargo efetivo do Magistério e de apoio técnico administrativo da Educação Básica.

Foto: Luis Marcos/ViagoraAlepi
Alepi

De acordo com Marden Menezes, o projeto aprovado é um desrespeito com a categoria e a implementação do auxílio-alimentação aos vencimentos dos servidores, não trará nenhum ganho real aos professores.

“Esse projeto é um desrespeito e uma afronta aos servidores da educação pública piauiense. Nós estamos com todos os professores em movimento de greve, com a decisão de mantê-la pelo descaso e falta de atenção do Governo do PT com a categoria. Educação pública é a porta para o futuro, mas aqui no Piauí os professores são tratados com migalhas. O Governo Federal, Municípios e Estados já concederam aumentos de 40%, e aqui o que Governo está propondo é a incorporação do auxílio-alimentação aos vencimentos dos servidores, o que não acarretará nenhum ganho real aos professores’’ afirmou.

Outro voto contra foi o da deputada Teresina Brito (PV), que afirmou que o Projeto de Lei não está de acordo com o que os professores gostariam, que não é de consenso. Eu me reuni com a categoria e eles solicitaram que nós votássemos contrário a esse Projeto que não é de interesse da categoria.

Em defesa a Lei, o Deputado Cícero Magalhães (PT) disse que a gestão do Partido dos Trabalhadores foi a que mais concedeu benefícios aos servidores da educação. “Fpi no Governo do PT que a educação e os profissionais da educação foram reconhecidos. Em seu primeiro ano de mandato o Governador Wellington Dias expandiu a educação estadual aos 224 municípios do Piauí. As escolas foram reformadas. Foi no Governo Federal do PT que foi aprovado o reajuste de 33% que hoje está sendo aplicado” disse.

Entre as outras pautas aprovadas no Plenário da Alepi, está o Projeto de Lei Nº 07/2022, aprovado por unanimidade, também do Governo que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores efetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

Por Anna Paula Couto

Facebook
Veja também