Viagora

Inicia nesta segunda a campanha de vacinação nacional contra gripe

Para prevenir um surto da gripe, a campanha foi dividida em duas etapas, a primeira começa hoje e termina dia 02 de maio

Hoje, 04 de abril, se inicia a campanha nacional de vacinação contra gripe, o calendário segue até junho. Para prevenir um surto da gripe, a campanha foi dividida em duas etapas, a primeira começa hoje e termina dia 02 de maio, nesta fase da campanha, serão vacinados idosos de 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

A segunda fase da campanha tem início no dia 03 de maio e segue até 03 de junho, o público-alvo desta etapa são crianças de 6 messes até 4 anos e 29 dias, como esta faixa etária recebeu ao menos uma vez na vida, será seguida o esquema vacinal de apenas uma dose em 2022, ou seja, as crianças que tomaram apenas uma dose antes da campanha atual, devem receber apenas mais uma dose.

Para aqueles que nunca receberam nenhuma dose e terá a aplicação da primeira durante a campanha, aconselha-se que a segunda dose seja agendada para depois de 30 dias.

Outros grupos que serão atendidos pela campanha são;  Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; Caminhoneiros; Povos indígenas; Professores; Pessoas com comorbidades; Gestantes e puérperas; Pessoas com deficiência permanente; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas e trabalhadores portuários.

O ministério da saúde tem como meta imunizar cerca de 76,5 milhões de brasileiros nesta campanha, com as 80 milhões de doses de vacinas contra influenza trivalente produzidas pelo Butantan, que são eficazes contra as cepas  H1N1, H3N2 e tipo B.

Amanda Santiliana

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também