Viagora

Alepi concede cidadania piauiense à ministra Assusete Magalhães

Nesta quinta-feira (2), aconteceu a entrega do título de Cidadã Honorária do Estado a ministra do STJ, Assussete Dumond Reis Magalhães na Assembleia Legislativa do Piauí

Nesta quinta-feira (02), aconteceu a entrega do título de Cidadã Honorária do Estado a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assussete Dumond Reis Magalhães na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contou com autoridades de diversos estados brasileiros como Paraná, Rondônia e Distrito Federal.

A entrega do título teve iniciativa do deputado Henrique Pires (MDB) motivado pelas boas referências e trajetória na Advocacia da ministra, pelas boas referências de colegas de advocacia de Minas Gerais e a expansão da Justiça Federal no Estado, como a criação da Vara Federal de Parnaíba.

Foto: Divulgação/AlepiMinistra recebendo título de Cidadã Honorária do Piauí.
Ministra recebendo título de Cidadã Honorária do Piauí.

A ministra, ao receber seu título, elogiou o povo piauiense e destacou nomes importantes no Estado como o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, por sua sensibilidade social e compromisso com o Piauí, figuras políticas, como Petrônio Portella e Wellington Dias. E aqueles que chegaram a postos importantes como o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e a presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Assussete Magalhães relata sobre sua trajetória dentro do Piauí e que precisou ser juíza federal para conhecer melhor o Estado.  “Aqui, conheci pessoas extraordinárias. Aqui, a vida me presenteou com caros amigos. Aqui, realizei grandes parcerias institucionais quando exerci a corregedoria de 2004 a 2006 e depois a presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de 2006 a 2008. Aqui, senti a hospitalidade de seu povo e compartilhei da sua cultura”, descreveu a homenageada.

Finalizando o seu discurso, que também foi ouvido pelos deputados Fábio Novo (PT), Severo Eulálio (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e pelo presidente Themístocles Filho (MDB), Assussete Magalhães fez outra referência ao seu conterrâneo Guimarães Rosa. Ela relembrou que o real está na travessia e que foi com esse pensamento que construiu a sua carreira de magistrada reconhecida.

Por Isadora Cavalcante 

Facebook
Veja também