Viagora

Covid -19: Sesapi alerta municípios para reforço da vigilância

Com aumento de casos da doença, medidas de vigilância na saúde devem ser adotadas em todo o Estado, informou a secretaria.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), emitiu um comunicado aos municípios através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) a respeito do crescimento rápido nos casos positivos de Covid-19. A Secretaria pede reforço na vigilância na saúde e vacinação da população.

De acordo com o boletim apresentado pela Sesapi, as internações pela doença apresentaram crescimento na última semana, saindo de 24 pessoas internadas para 28. Os Leitos de UTI que antes estavam ocupados por 15 pessoas, subiu para 19, e por fim, 08 pessoas ocupam os leitos de estabilização, antes ocupados por 04 pessoas.

Foto: ViagoraCovid-19; coronavírus.
Covid-19; coronavírus.

De acordo com Neris Junior, Secretário de Estado da Saúde, a Sesapi está aumentando a vigilância a respeito da doença. “Chamamos atenção dos nossos municípios, para que mantenham a vigilância dos casos, realizando a notificação dos mesmos, disponibilizando locais para a testagem e continuando a campanha de vacinação com o chamamento da população para tomar todas as doses, pois esta é a melhor forma de frear ao avanço da doença”, pontua Neris.

Segundo a equipe do CIEVS da Sesapi, a empresa distribuiu um informe técnico para alertar os municípios sobre a necessidade de fechamento dos casos, e orientações de como fazê-lo corretamente.

” Deverão ser notificados todos os resultados de testes diagnóstico realizados, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos. A notificação deverá ser realizada no prazo de até 24 horas contado do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS.”, disse a coordenadora do Centro, Amélia Costa.

Por Sthefany Prado

Facebook
Veja também