Viagora

Alepi realiza audiência sobre ampliar cirurgias em crianças com cardiopatia

Nessa quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), médicos reivindicaram sobre a ampliação de cirurgias, pauta levantada anteriormente pela deputada Teresa Britto (PV).

Nessa quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), médicos reivindicaram sobre a ampliação de cirurgias em crianças com cardiopatia congênita, pauta levantada anteriormente pela deputada Teresa Britto (PV).

Na abertura da audiência, a deputada, vice presidente da Comissão da Saúde, Educação e Cultura, convidou para a mesa o médico cirurgião Sebastião Martins, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí (OAB-PI), Jânio Nunes, a senhora Tuane Costa, representante das mães com filhos com cardiopatia congênita, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresina, José Roberto Leite.

Segundo o diretor do Hospital São Paulo, Paulo Cortelazzi, os investimentos públicos devem ser direcionados a toda a equipe hospitalar e formação qualificada, como anestesistas e enfermeiros. “O grande problema é que as nossas crianças têm de ser levadas para outros Estados porque aqui falta até mão de obra especializada”, afirmou o médico.

Joselma Maria, diretoria de Unidade Organização Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde, solicitou a formação de uma Comissão de Estudo do projeto. Precisamos pegar o descritivo dos materiais e insumos usados para que possamos abrir processos licitatórios, uma vez que no serviço público só evoluímos com o processo licitatório. E com um projeto exequível podemos avançar mostrando também para o Ministério da Saúde que os valores da tabela SUS estão defasados com relação aos procedimentos de alta complexidade”, informou a diretoria.

Na audiência também estiveram presentes a pediatra Ivana Cavalcante, representante da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), a representante da Maternidade Municipal Wall Ferraz, médica Roselane Borges e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Antônio José da Cruz.

Facebook
Veja também