Robô da Corregedoria Geral detecta óbito de autora de processo em Teresina
Para o desembargador Olímpio Galvão, essa descoberta possibilitou que os magistrados tomassem as medidas necessárias para garantir a legalidade e a justiça no processo.
O robô de Informações da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí detectou o óbito de uma autora de processo em andamento na 1ª Vara Cível da Comarca de Teresina.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), a utilização da Inteligência Artificial (I.A.) e automação no Judiciário tem se mostrado de extrema importância quando se trata de agilizar e otimizar os procedimentos judiciais.

Conforme o TJ-PI, o Robô de Informações da Corregedoria, é responsável por realizar buscas e cruzar dados em diferentes bases, identificando informações relevantes para o andamento dos processos.
Nesse caso em específico, a I.A. detectou que a autora de um processo iniciado em setembro de 2022 havia falecido no mês de novembro do mesmo ano. Porém, em março de 2023, foi proposto e homologado acordo entre as partes.
Para o corregedor-geral da justiça, desembargador Olímpio Galvão, essa descoberta possibilitou que os magistrados tomassem as medidas necessárias para garantir a legalidade e a justiça no processo.
“A inserção de tecnologias avançadas no sistema Judiciário piauiense traz uma série de benefícios. Primeiramente, a automatização de tarefas rotineiras e repetitivas permite que os servidores e magistrados dediquem mais tempo a atividades intelectuais e complexas, como análise de provas e tomada de decisões. Além disso, a utilização de inteligência artificial aumenta a velocidade e a precisão na busca por informações relevantes, contribuindo para a celeridade processual”, frisa o desembargador-corregedor.
Segundo o corregedor, ao realizar buscas e cruzamentos de dados, o Robô de Informações da Corregedoria minimiza a possibilidade de falhas, garantindo maior confiabilidade e segurança nas informações obtidas. “Isso resulta em processos mais consistentes e confiáveis, fortalecendo a credibilidade do sistema judiciário como um todo”, destaca o corregedor-geral.
-
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência. -
Rafael Fonteles transmite cargo ao vice-governador e embarca para Oriente Médio
Rafael Fonteles explicou que vai integrar a comitiva como presidente do Consórcio Nordeste junto a governadores e vice-governadores dos outros oito estados da região. -
Ministério Público investiga UESPI por atrasar pagamentos de bolsas para cotistas
A Universidade Estadual do Piauí informou que não foi notificada sobre o assunto. -
Rafael Fonteles nomeia 50 aprovados em concursos para analistas
Os candidatos foram aprovados no certame regido pelos seguintes editais: nº 01/2024 e nº 02/2024. -
MP recomenda que FMS de Teresina atualize página virtual de medicamentos
A FMS tem 30 dias para acatar as medidas e facilitar o acesso às informações sobre medicamentos fornecidos pela rede municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir