Viagora

Piauí mantém redução de casos de dengue e Chikungunya, diz Sesapi

Segundo Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA), o Piauí não está em situação de risco de epidemia.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) concluiu a 45ª Semana Epidemiológica de 2023 com 5.149 casos de dengue confirmados em todo o Estado. Este dado corresponde a uma redução de 83% em relação aos casos registrados no mesmo período de 2022.

O Boletim Epidemiológico informa também que a queda de casos de dengue e Chikungunya supera a redução registrada no ano passado, registrada em 76%.

Teresina, capital do Piauí, é líder na lista de municípios do Estado com o maior número de casos prováveis de dengue em 2023. Em seguida aparece a cidade de Parnaíba, Luís Correia, Oeiras e Valença do Piauí.

Ainda segundo Sesapi, o Piauí registra uma diminuição de 73% em relação aos óbitos em decorrência da dengue.

Mais informações

Segundo a Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA), o Piauí não possui municípios classificados com situação de risco para ocorrência de surto/epidemia de arboviroses.

Ao todo, a Sesapi colheu dados repassadas por 198 municípios. Desse total, 198 foram classificados como “satisfatório” para a ocorrência de surto/epidemia de arboviroses e 25 foram classificados como “alerta”.

Por: Alessandra Fonseca

Facebook
Veja também