Viagora

Franzé afirma que Orçamento irá prezar pelo equilíbrio entre poderes

O presidente da Alepi comentou sobre as próximas reuniões que tratam sobre a tramitação do relatório de 2024

Nesta semana, o deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), falou sobre as reuniões que devem discutir a tramitação do Orçamento 2024. O parlamentar deveria ter se encontrado com os poderes Executivo e Judiciário na semana anterior, mas o evento foi adiado.

Em entrevista coletiva, Franzé afirmou que o processo ainda pode passar por mais discussões, além da realizada nessa segunda-feira (13). Os recursos abordados na matéria, enviada à Alepi pelo Governo do Piauí, deve ser debatido mais de uma vez.

“Nós teremos, hoje [segunda-feira], a primeira discussão em audiência pública. Infelizmente, houve o falecimento da mãe do secretário de Planejamento, Washington Bonfim, e nós achamos melhor fazer o adiamento. Iremos, talvez, em entendimento com o deputado Henrique Pires [MDB], ver uma nova data. Provavelmente, iremos fazer os dois debates em único dia, que seria a próxima segunda-feira”, declarou o deputado.

Segundo o presidente, os valores voltados à Ordem dos Advogados e ao Plano Plurianual também serão abordados. “Já está marcada [a discussão] do orçamento da OA [Ordem dos Advogados] e hoje seria do PPA [Plano Plurianual], então, vamos adequar as agendas, para não haja prejuízo no calendário. A ideia é de que o calendário possa prosseguir e nós possamos ver uma forma de trazer a sociedade para esses debates”, reforçou.

Foto: Viagora/ Rebeca NegreirosFranzé Silva
Franzé Silva

Ainda nessa segunda-feira, o deputado estadual se encontrou com o desembargador Hilo de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. Ao ser questionado sobre o encontro, Franzé afirmou que o equilíbrio entre os valores fornecidos aos poderes deveria ser uma das pautas abordadas no momento.

“[A gente discute] como os poderes vão se posicionar dentro do orçamento. Sempre olhando, com muito cuidado, para o equilíbrio desses valores encaminhados pelo poder Executivo, mas, também, olhando as necessidades de cada um dos poderes”, disse o presidente.

O gestor da Alepi ainda reforçou que os planos do Executivo e do Judiciário serão levados em consideração no processo de tramitação do Orçamento. “Os poderes irão discutir aquilo que planejam, em termo de evolução. Assim como o Executivo tem metas de melhorias, de estrutura, outros poderes também têm. Aqui, nós vamos realizar concurso público. O orçamento vai caber?”, questionou.

O parlamentar ainda finalizou: Nós vamos criar uma estrutura de melhor informatização da Assembleia. Esse mesmo questionamento que fazemos aqui, os poderes estão fazendo. Também não podemos destoar daquilo que o orçamento trouxe, proposto pelo executivo”.

Facebook
Veja também