Viagora

Dr. Pessoa inaugura banheiro para ostomizados em escola de Teresina

O banheiro adaptado foi implementado na Escola Municipal Olímpio Castro, localizada no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.

As pessoas ostomizadas fazem o descarte da urina e das fezes de forma diferente do convencional, isto porquê a bolsa fica posicionada na altura da barriga na região da frente. Com o objetivo de garantir mais acessibilidade, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, inaugurou na manhã desta quarta-feira (06), um banheiro adaptado na Escola Municipal Olímpio Castro, localizada no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.

De acordo com a Prefeitura Municipal, este é o primeiro banheiro para ostomizados da Rede Pública de Educação do Brasil, que foi garantido após reivindicação da Associação dos Amigos e Familiares da Pessoa Com Autismo – Associação Prismas.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaDr. Pessoa inaugura banheiro para ostomizados em escola de Teresina
Dr. Pessoa inaugura banheiro para ostomizados em escola de Teresina

Outra unidade também foi contemplada com a adaptação no banheiro, a Escola Municipal Júlio Lopes Lima, na Zona Sul da Capital. Segundo o prefeito, a medida vai proporcionar dignidade para os pacientes que fizeram o procedimento cirúgico.

“Estou há mais de 45 anos como profissional na área da saúde e é a primeira vez que estou vendo essa inovação para pessoas colostomizadas, definitivo ou temporário. Isso vai dar dignidade a esses pacientes, ressaltou o gestor.

Segundo a coordenadora do Prismas, Elisângela Oliveira, os ostomizados são considerados pessoas com deficiência física, para a introdução da “bolsa” os pacientes são submetidos a uma cirurgia para abrir um canal externo ao corpo que vai ajudar na respiração, alimentação ou excreção.

“Para se garantir um banheiro ostomizado, o vaso sanitário precisa estar à 80cm do solo para esvaziamento da bolsa coletora, junto a instalação de uma ducha higiênicas para higienizar o recipiente após descarte do material. A construção do banheiro na Rede Municipal de Ensino é um medida que garante a integração social dessas pessoas a partir do fornecimento de condições da permanência em ambientes educacionais”, concluiu Elisângela.

As pessoas com bolsa de ostomia têm o direito, garantido pela Lei Federal Nº 6.646 de 2020, de ter acessibilidade nos espaços públicos, com banheiro adequado seja em cinemas, estádios, igrejas, postos de saúde ou na administração pública.

O Secretário de Educação, Nouga Cardoso, enfatizou a importância de tornar os espaços públicos cada menos excludentes e mais acessíveis para todos.

“A Secretaria Municipal de Educação, por determinação do Doutor Pessoa, vai ao encontro dos nossos estudantes, atendendo uma solicitação de implantação de banheiros adaptados para crianças com ostomia. Teresina, hoje, conta com duas escolas com banheiros adaptados, uma política que vai expandir a outras unidades da rede SEMEC e outros bairros, dando dignidade, diminuindo o constrangimento e permitindo a todos que as crianças tenham uma boa educação e com inclusão”, esclareceu o Secretário Nouga Cardoso.

Facebook
Indicado para você
Veja também