Viagora

Motoristas de ônibus mantêm greve para segunda-feira em Teresina

De acordo com o Sintetro, os termos apresentados durante reunião nessa sexta-feira (10), não satisfazem a categoria.

Na tarde dessa sexta-feira (10), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), esteve em reunião com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), juntamente com a Procuradoria Regional do Trabalho, Prefeitura de Teresina e os dois sindicatos, patronal e laboral.

De acordo com o SETUT, na reunião, foi discutido todas as questões que envolvem uma negociação salarial a respeito do transporte urbano, serviço público essencial para toda a sociedade.

Segundo o sindicato, foi ofertado aos colaboradores, um reajuste de 6% nos salários, 0,3% acima da inflação, 20% no auxílio alimentação e 33% no auxílio saúde. Porém, os sindicalistas, representantes do sindicato dos motoristas e cobradores, não aceitaram a proposta, e afirmaram que iriam manter a greve, com indicativo de iniciar na segunda-feira (13).

Foto: Matheus Santos/ViagoraPresidente do Sintetro, Antônio Cardoso
Presidente do Sintetro, Antônio Cardoso

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, uma das reivindicações é a assinatura da convenção de motoristas e cobradores.

“Queremos a assinatura da nossa convenção, que deve passar pela gestão municipal. Como é complicado cumprir todas as regras do CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), nós corremos atrás da convenção pois é mais fácil de seguir. Ela quem garante o nosso ticket alimentação, plano de saúde e salário por quinzena, além dos benefícios de hora extra e feriado, por isso estamos atrás da assinatura”, falou o presidente.

Segundo Antônio Cardoso, outra reivindicação, é o aumento no número de ônibus transitando em Teresina. “Estamos pedindo também o aumento de ônibus nas ruas. Nós queremos ônibus rodando o dia inteiro, nos finais de semana e feriados, pois a população é muito afetada com essa redução no transporte”, completou Antônio Cardoso.

Facebook
Veja também