Viagora

Motoristas de ônibus fazem protesto no 3º dia de greve em Teresina

De acordo com o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, além do atraso no salário, os motoristas e cobradores apontam outras dificuldades nas condições de trabalho.

Na manhã desta quarta-feira (15), motoristas e cobradores protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pedindo para que o poder público dê alguma atenção e solução sobre a atual situação do transporte público na capital.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, além do atraso no salário, os motoristas e cobradores apontam outra dificuldade nas condições de trabalho. “A empresa Transcol, que atua na zona Sul, tem vários trabalhadores que não trabalham com carteira assinada, férias vencidas, duas ou três férias vencidas, trabalhadores que são contratados par o meio período e trabalham no período inteiro, e a justiça não ver isso”, explica o presidente do sindicato.

Foto: Matheus Santos/ViagoraAntônio Cardoso
Antônio Cardoso

Segundo Antônio, a manifestação em frente à Alepi, é para que o estado olhe para essa situação, já que como segundo ele a prefeitura não tem interesse em resolver. “O que a gente queria é que o governo do Estado interviesse nessa situação, já que o prefeito não quer resolver. Nós queremos é que ele rompa o contrato com essas empresas, traga empresas de fora, absolva a mão de obra dos trabalhadores, por nossos direitos, e atenda a população e aos estudantes que precisam de ônibus e tem seus direitos suprimidos de ir e vir.

Na tarde dessa terça-feira (15), o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Téssio da Silva Tôrres, determinou em caráter liminar a circulação de 100% da frota de ônibus nos horários de pico em Teresina. Porém, a manhã desta quarta iniciou sem a presença de nenhum ônibus.

Foto: Matheus Santos/ViagoraManifestação em frente a Alepi
Manifestação em frente a Alepi

Questionado sobre o motivo do descumprimento da ordem, o presidente do Sintetro explicou que quem dever ser multado é o próprio Setut. “Quem deve ser multado é o Setut, faz tempo que a Strans determina que rode 250 carros e nunca foi colocado esses carros aqui em Teresina. Então ele tem que começar punindo o próprio Setut. O que nós não podemos é trabalhar sem receber. Hoje está fazendo 45 dias que determinadas empresas não pagaram a classe trabalhadora”, frisou o presidente.

Foto: Matheus Santos/ViagoraManifestação
Manifestação

Sobre a greve

Hoje completa o terceiro dia de greve geral no transporte público na capital, iniciada nessa segunda-feira (13). O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado (Sintetro), pede a assinatura da convenção de motoristas e cobradores para assegurar os diretos da categoria.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Sintetro

Setut

Facebook
Veja também