Defesa Civil intensifica monitoramento dos rios no Norte do Piauí
De acordo com a Sedec, o gabinete de crise instituiu um protocolo de ação rápida para preservação de riscos e desastres nas cidades castigadas pelas chuvas.
Nesta quarta-feira (22), o Governo do Piauí através do gabinete de crise, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), divulgou que realizou o envio de equipes para intensificar os trabalhos de supervisão e monitoramento nas áreas ribeirinha em municípios da região Norte do estado atingidos pelas cheias dos rios.
De acordo com a Sedec, o gabinete de crise instituiu um protocolo de ação rápida para preservação de riscos e desastres nas cidades castigadas pelas chuvas, principalmente em fase de oscilações de vazão dos rios Longá e Marataoan, cujo aumentaram exponencialmente o grau de risco das populações ribeirinhas em Barras, Esperantina e Piripiri.

“O fator crucial é que há realmente uma elevação da vazão dos rios Marataoan e Longá, em função da estação chuvosa. Porém, no município de Barras, observamos, além dos mesmos problemas oriundos da subida do volume do rio Marataoan, observamos questões relativas a drenagem do próprio município, das áreas que acumulam água com facilidade”, explicou o assessor técnico da Sedec e climatologista, Werton Costa.
Ainda de acordo com a Sedec, na cidade de Piripiri, a equipe foi acompanhada de integrantes da gestão municipal visitou a zona urbana e rural, nessa terça (21). Em Barras e Esperantina, outro grupo da Defesa Civil estiveram acompanhando o monitoramento dos rios Longá e Marataoan, que aumentaram o nível nos últimos dias.
“Todo ano, a água invade essas mesmas casas, das mesmas pessoas. Todos já foram bem abrigados e estão sendo assistidos. A gente se adiantou para retirar eles de lá antes de uma enchente maior. Dez famílias foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais”, disse o secretário da Defesa Civil, Walter Sousa.
Piripiri
Piauí
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Defesa Civil de Teresina
Governo do Piauí
-
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização. -
Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como panelada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina. -
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir