Viagora

Defesa Civil intensifica monitoramento dos rios no Norte do Piauí

De acordo com a Sedec, o gabinete de crise instituiu um protocolo de ação rápida para preservação de riscos e desastres nas cidades castigadas pelas chuvas.

Nesta quarta-feira (22), o Governo do Piauí através do gabinete de crise, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), divulgou que realizou o envio de equipes para intensificar os trabalhos de supervisão e monitoramento nas áreas ribeirinha em municípios da região Norte do estado atingidos pelas cheias dos rios.

De acordo com a Sedec, o gabinete de crise instituiu um protocolo de ação rápida para preservação de riscos e desastres nas cidades castigadas pelas chuvas, principalmente em fase de oscilações de vazão dos rios Longá e Marataoan, cujo aumentaram exponencialmente o grau de risco das populações ribeirinhas em Barras, Esperantina e Piripiri.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíEquipes da Defesa Civil intensificam monitoramento em regiões atingidas pelas cheias.
Equipes da Defesa Civil intensificam monitoramento em regiões atingidas pelas cheias.

“O fator crucial é que há realmente uma elevação da vazão dos rios Marataoan e Longá, em função da estação chuvosa. Porém, no município de Barras, observamos, além dos mesmos problemas oriundos da subida do volume do rio Marataoan, observamos questões relativas a drenagem do próprio município, das áreas que acumulam água com facilidade”, explicou o assessor técnico da Sedec e climatologista, Werton Costa.

Ainda de acordo com a Sedec, na cidade de Piripiri, a equipe foi acompanhada de integrantes da gestão municipal visitou a zona urbana e rural, nessa terça (21). Em Barras e Esperantina, outro grupo da Defesa Civil estiveram acompanhando o monitoramento dos rios Longá e Marataoan, que aumentaram o nível nos últimos dias.

“Todo ano, a água invade essas mesmas casas, das mesmas pessoas. Todos já foram bem abrigados e estão sendo assistidos. A gente se adiantou para retirar eles de lá antes de uma enchente maior. Dez famílias foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais”, disse o secretário da Defesa Civil, Walter Sousa.

Facebook
Veja também