Viagora

Semana Santa: Imepi faz Operação Páscoa e fiscaliza produtos

Segundo o órgão, a operação ocorre durante todo o mês de março e segue até o dia 14 de abril nos comércios e supermercados de Teresina.

Nessa quinta-feira o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), através do setor de Pré-medidos iniciou a “Operação Páscoa” em Teresina, e tem como objetivo fiscalizar produtos típicos da Semana Santa, cujo estão em alta durante o período de março e abril nos mercados, rede de supermercados e comércios. A operação será realizada durante todo o mês de março e segue até o dia 14 de abril.

A diretora do Imepi, Patrícia Leal, esteve presente no processo de fiscalização da operação na zona Sul da capital, juntamente com o diretor-administrativo financeiro, Fernando Lima, e dos fiscais Ângelo ramos e Gassyel Rodrigues.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoOperação Páscoa
Operação Páscoa

Segundo Patrícia Leal, a fiscalização garante ao consumidor que os produtos de melhor qualidade estejam no mercado. “estamos fazendo a coleta aleatória dos produtos para certificar e proteger os diretos dos consumidores e assim garantir que a população em geral, não seja prejudicada na hora de fazer sua compra de Páscoa”, disse.

Operação Páscoa

De acordo com o Imepi, a operação acontece em duas fases, na primeira os produtos são coletados para a análise quantitativa no laboratório de pré-medidos do Instituto. Entre os alimentos coletados estão: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, dentre outros. Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão analisados pelo Setor da Qualidade do Imepi, que vai observar a veracidade do selo do Inmetro no item. Em seguida, os alimentos recolhidos são periciados quanto ao peso que indicam na embalagem. Na hipótese de um ovo de chocolate indicar 240g, o Imepi vai verificar na presença do fabricante da empresa se de fato esse produto possui o peso indicado.

Conforme informações do órgão, os produtos aprovados na perícia serão doados pelos representantes para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Caso esteja irregular, os produtos que não atenderem às normas exigidas pela portaria do Inmetro, serão reprovados e os estabelecimentos autuados com multa.

Facebook
Veja também