Viagora

Estuprador Marcos Vitor é encaminhado para audiência de custódia

Por volta das 9h20 desta quinta-feira (09), o condenado foi encaminhado para o Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto, localizado no Centro de Teresina.

Na manhã desta quinta-feira (09), o estuprador Marcos Vitor Aguiar Dantas, condenado a 33 anos e oito meses por estuprar a própria irmã e prima, deixou a Central de Flagrantes em Teresina, após sua chegada na capital ainda pela madrugada.

Por volta das 9h20, o condenado foi encaminhado para o Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto, localizado no Centro de Teresina, para audiência de custódia e exame de corpo de delito. Em seguida será encaminhado para o sistema prisional do Piauí, onde cumprirá pena.

Foto: DivulgaçãoMarcos Vitor
Marcos Vitor

De acordo com delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, o processo burocrático de extradição aconteceu em menos de dois meses. “Nós começamos, juntamente com a Polícia Federal e também com as autoridades argentinas todo um processo burocrático de extradição e esse processo foi muito rápido. Em menos de dois meses, o judiciário da Argentina autorizou essa extradição e a Polícia Federal foi fazer esse recambiamento, buscou ele na Argentina e trouxe para Teresina”, disse o Superintendente.

Foto: Matheus Santos/ViagoraMarcos Vitor sendo encaminhado para o Fórum Cível
Marcos Vitor sendo encaminhado para o Fórum Cível

Sobre o caso

No ano de 2021, Marcos Vitor Aguiar Dantas Pereira, na época com 22 anos e estudante de medicina,começou a ser investigado pela Polícia Civil do Piauí, suspeito de estupro contra a prima e a irmã, na cidade de Teresina.

Na época, Priscila Karine Coelho Campos, mãe de uma das vítimas, relatou ao Viagora, que a filha foi abusada dos cinco aos dez anos de idade, sendo descoberto apenas em julho do mesmo ano.

Em setembro de 2021, a Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), tentou intimar o estudante, porém, os policiais foram em busca do investigado em Manaus e em Teresina, porém não o encontraram.

Em maio de 2022, já faziam 7 meses que Marcos Vitor estava foragido. Nesse momento, o até então suspeito já havia sido indiciado pelo crime de estupro contra as irmãs de 3 e 9 anos e a prima de 12. Já no mês de novembro de 2022, com um ano de foragido, o acusado foi condenado a 33 anos e oito meses pelos crimes já mencionados anteriormente.

No início de 2023, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí confirmou que a Polícia Civil conseguiu localizar e prender, o foragido da justiça piauiense, Marcos Vitor Aguiar Dantas na cidade de Mar del Plata, Argentina, e usava nome falso para se esconder das autoridades.

A partir da prisão do acusado, foi dado início aoprocesso de extradição que tiraria o ex-estudante do país vizinho para cumprir pena no estado do Piauí. De acordo com o Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, o condenado ficará em sela comum, mas em local separado dos presos de alta periculosidade.

Facebook
Veja também