Viagora

Tremenda perca de tempo, diz Dudu sobre briga entre Franzé e Fábio Novo

O vereador de Teresina avaliou nesta terça-feira (04), as declarações feitas pelos parlamentares que travam uma disputa interna no PT.

Após a troca de farpas entre o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva (PT) e o líder do governo na Casa, Fábio Novo (PT), acerca das articulações para escolha do candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores para disputa em Teresina no próximo ano, o vereador Dudu avaliou as declarações feitas pelos parlamentares.

O petista afirma que o desentendimento é uma perca de tempo e que o momento é de fortalecer a chapa proporcional, depois disso, será escolhido de fato quem vai encabeçar a disputa.

“Eu acho que é uma tremenda perca de tempo e de energia. Acho assim, tenho defendido que o PT fortaleça a chapa proporcional, nós somos três vereadores, três vereadores não elegem prefeito. Nós precisamos dar robustez à chapa proporcional, construir um leque de aliados e aí sim se discutir a cabeça de chapa, quem vai encabeçar. Eu digo sempre que o campo democrático popular que hoje aqui representa esse campo, ele precisa ter juízo para não enfraquecer lá na frente”, disse o parlamentar.

Foto: Matheus Santos/ViagoraVereador Dudu
Vereador Dudu

O motivo do desentendimento remete a um acordo firmado entre os deputados petistas quando da eleição para presidente da Assembleia Legislativa. O deputado Fábio Novo apoiou a eleição de Franzé Silva e em troca, Franzé apoiaria o nome de Novo para disputar a prefeitura de Teresina na eleição de 2024. Com Franzé disputando a pré-candidatura para prefeito da capital, Fábio Novo se sentiu traído pelo colega de partido.

Dudu frisa que a população, bem como o partido não têm nada a ver com este possível acordo entre os parlamentares e que o assunto será definido dentro do PT. 

“Precisamos de muitos desafios para ser resolvidos, e é unindo forças. O Fábio e o Franzé têm um acordo, o que é que o PT tem a ver com isso? Nada. O que Teresina tem a ver com isso? Nada. Quem é que vai decidir? É o partido. Tanto o Fábio quanto o Franzé, Merlong e Vinicius sabem que o PT tem uma instância no dia em que o PT não tiver essa instância de decisão que é o Diretório Municipal, que é a Executiva, que é o conjunto filiados, quem sai do PT sou eu. Então não é um acordo de A B ou C que vai resolver a questão, não!", afirma.

Ainda sobre o assunto, o parlamentar complementa: "O PT é um partido de discussão, não dá para a sigla tomar uma posição ‘ah eu não fui comtemplado na minha posição, sou contra e aí vou ficar contra todos e todas’, não! Acho que tem que ter paciência, o Franzé é presidente da Assembleia, um grande feito para o PT, pela primeira vez na história o partido administra o Legislativo estadual, o Fábio Novo é líder do governo Rafael que só tem três meses e tem muita para ele fazer na Assembleia, o Dr. Vinicius foi eleito agora como o deputado mais votado de Teresina, médico conceituado tem muito o que mostrar para o povo de Teresina e do Piauí, Merlong assumiu um mandado recentemente com a saída da Rejane, assumiu definitivamente e tem muitas tarefa no sistema democrático popular do Lula. Então nós temos muitas pautas para serem resolvidas, temos que trabalhar um programa de governo, isso é o que o povo quer saber. Por que o Rafael ganhou no primeiro turno? Porque nós fizemos vários debates no Piauí e em Teresina. E eu chamo o PT para continuarmos dialogando e fortalecendo a chapa proporcional, aí lá na frente que vamos discutir quem vai encabeçar a chapa majoritária", explicou o petista.

Facebook
Veja também