Viagora

Sempi promove 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres no Piauí

A 5ª edição do evento no estado tem apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e acontece no dia 13 de setembro, em Teresina

No próximo dia 13 de setembro, a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sempi) promove, em Teresina, a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí.

A iniciativa, convocada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, acontece no Theatro 4 de Setembro, localizado na região central da cidade, a partir das 8h.

Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres afirma que o evento representa um avanço em termos de democracia participativa e que, na oportunidade, estarão presentes, além dos órgãos governamentais, a sociedade civil organizada. Segundo a gestora da pasta, a ocasião abre espalho para a discussão de políticas públicas para as mulheres, pensando no Plano Plurianual (PPA) e considerando a perspectiva de uma nova proposta orçamentária para a Sempi.

De acordo com o Governo do Estado, a conferência deste ano tem como tema “Garantias e avanços de direitos das mulheres: democracia, respeito, diversidade e autonomia”. Na consulta, é esperada participação de 250 mulheres, vindas de cerca de 100 municípios. A convocação da iniciativa aconteceu ainda em 2019.

“Como no Piauí temos uma política mais progressista e conectada com os anseios das mulheres, a partir da Coordenadoria Estadual de Política para as Mulheres, que hoje é a Secretaria de Estado para as Mulheres, e por termos um plano estadual, o Conselho percebeu que era importante conduzir essa conferência para revisitar o plano estadual e, também, para debater com as mulheres em todos os territórios as políticas públicas voltadas para as mulheres piauienses”, declara Tatiane Seixas, atual presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Conforme o governo, a conferência contou com etapas territoriais, com consulta aos 14 territórios de desenvolvimento do Piauí. Ainda segundo Tatiane Seixas, alguns territórios receberam mais de uma conferência, como é o caso de Cocais, em Piripiri e Esperantina, e do entre Rios, em Teresina e Água Branca.

A gestão estadual afirma que a edição nacional da Conferência de Políticas para Mulheres está prevista para acontecer no ano de 2025.

Segundo o Governo do Piauí, o início do evento é marcado pelo credenciamento das delegadas, às 8h. Em seguida, às 10h, acontece o credenciamento das observadoras. Às 12h, é oferecido almoço às participantes. Os trabalhos retornam às 14h, com a abertura da conferência e a aprovação do regimento e do documento final, além de acontecer uma roda de experiência com cinco delegadas.

Depois, às 16h, ocorre a abertura política com a apresentação dos projetos da Sempi, do Ministério das Mulheres, e também a entrega do Plano Estadual revisado e apresentação de relatórios das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e do Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (SAVVIS). Às 19h é promovida atividade cultural e, finalmente, às 20h, ocorre a ida para o alojamento.

Facebook
Veja também