Cadastramento do Território Santa Rosa é concluído em São João do Arraial
O processo é realizado pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi) para a titulação do território de quebradeiras de coco babaçu.
O processo de cadastramento e georreferenciamento do Território Santa Rosa, no município de São João do Arraial, foi concluído pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi). A área abrange as comunidades de Santa Rosa, São José e Chapada dos Veados, se configurando como o segundo território de quebradeiras de coco babaçu a ser cadastrado para titulação coletiva no Brasil.
A diretora de Povos e Comunidades Tradicionais do Interpi, Rosymaura Duarte, destacou a importância do projeto de regularização para assegurar os direitos das comunidades visando a preservação dos babaçuais.

“Essa titulação coletiva é um passo fundamental para assegurar que essas mulheres e suas famílias possam continuar exercendo a coleta e preservação dos babaçuais, além de fortalecer sua organização social e econômica. O Piauí segue como pioneiro nessa valorização dos povos tradicionais, destacando-se no cenário nacional,” afirma a gestora.
O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, ressaltou ainda que esse processo representa uma conquista para o Piauí e principalmente para as quebradeiras de coco babaçu, bem como as comunidades beneficiadas.
“É uma grande conquista para o Piauí e para as Quebradeiras de Coco Babaçu, pois garantimos a preservação de um modo de vida tradicional e sustentável, essencial para a identidade cultural e o equilíbrio ambiental”, destaca o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante.
Conforme o governo estadual, o Piauí é o único estado do país a implementar a titulação coletiva desses territórios, tendo o papel como pioneiro na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e da sustentabilidade. Além disso, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) tem o objetivo de garantir a preservação dos territórios, assegurando a identidade cultural e ambiental.
Por:Jéssica Borges
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.Rafael Fonteles transmite cargo ao vice-governador e embarca para Oriente Médio
Rafael Fonteles explicou que vai integrar a comitiva como presidente do Consórcio Nordeste junto a governadores e vice-governadores dos outros oito estados da região.Ministério Público investiga UESPI por atrasar pagamentos de bolsas para cotistas
A Universidade Estadual do Piauí informou que não foi notificada sobre o assunto.Rafael Fonteles nomeia 50 aprovados em concursos para analistas
Os candidatos foram aprovados no certame regido pelos seguintes editais: nº 01/2024 e nº 02/2024.MP recomenda que FMS de Teresina atualize página virtual de medicamentos
A FMS tem 30 dias para acatar as medidas e facilitar o acesso às informações sobre medicamentos fornecidos pela rede municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir