Rafael Fonteles participa da palestra do ministro do STF André Mendonça
De acordo com o Governo do Piauí, na abertura da solenidade, Rafael Fonteles ressaltou os progressos na integração entre as polícias, os órgãos do Judiciário e o Ministério Público
Na tarde da última sexta-feira (13), o governador Rafael Fonteles participou do encerramento dos cursos de qualificação promovidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Teresina. O evento contou com uma aula magna do ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, que abordou o tema "Governança e Segurança Pública: Combate ao Crime Organizado". A aula marcou a conclusão dos cursos de Gestão Orientada por Dados, Gestão e Governança na Segurança Pública, e Gestão de Projetos, Orçamento, Licitação e Logística na Segurança Pública.
De acordo com o Governo do Piauí, na abertura da solenidade, Rafael Fonteles ressaltou os progressos na integração entre as polícias, os órgãos do Judiciário e o Ministério Público, além dos investimentos em tecnologia, que têm sido fundamentais para a implementação de soluções inovadoras na segurança pública.
“Nossas diretrizes principais são focar em integração e inteligência. A integração das forças entre si, das forças com o sistema judicial, das forças de segurança também com a sociedade civil e também investir fortemente em inteligência para que o Estado, o aparelho estatal, esteja sempre à frente do crime organizado, que hoje é uma verdadeira indústria. Então, nós temos que ter muito investimento em inteligência, para a gente poder vencer essa criminalidade que tanto degrada as nossas relações humanas aqui no Brasil”, afirmou o governador.
Fonteles enfatizou o êxito do Protocolo de Recuperação de Celulares, criado no Piauí pela equipe da Secretaria de Segurança Pública, que tem sido adotado por diversos estados brasileiros. A iniciativa tem gerado resultados positivos na redução de crimes como homicídios e roubos de veículos. “Temos o menor indicador de homicídios do norte-nordeste do Brasil, que é a região que mais sofre com a violência. E fazemos isso com uma polícia extremamente capacitada, inteligente, precisa e que consegue gerar resultados sem ter que abusar da força”, completou.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, comentou sobre o fortalecimento das tropas estaduais por meio da realização de concursos públicos e destacou a importância da qualificação contínua dos policiais. “Na Polícia Militar, temos 7.100 homens e mulheres. Nós capacitamos mais de 8.600 profissionais, ou seja, tem policiais que fizeram mais de um curso. Isso significa um progresso na carreira, um curso de capacitação, ou um curso de especialização para atuar no seu setor. Por isso, temos bons e excelentes dados de produtividade. São ações que tendem a diminuir o risco de dano para a nossa sociedade, que são aqueles que se servem no nosso serviço”, disse.
Também presente na solenidade, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, inspetor Fabrício Loiola, destacou a importância da qualificação profissional para que as forças de segurança consigam atender aos anseios da população e parabenizou a Secretaria de Segurança Pública por buscar a capacitação de seus servidores. “ É através da busca por conhecimento que você consegue entregar um serviço de melhor qualidade para a sociedade e consegue com a mesma quantidade de recursos humanos e materiais aumentar as entregas para o povo”, enfatizou.
Teresina
Piauí
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Polícia Rodoviária Federal - PRF
Polícia Militar do Piauí (PMPI)
Scheiwann Lopes
-
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade. -
Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí. -
Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar). -
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa. -
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir