Viagora

Minisitério Público discute situação de animais do abrigo São José em Parnaíba

Segundo o órgão ministerial, a audiência aconteceu nessa terça-feira (09).

Nessa terça-feira (9), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através da 3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, promoveu uma audiência crucial para debater a situação dos animais que habitam a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Abrigo São José, na cidade de Parnaíba.

O promotor de Justiça Ruszel Cavalcante liderou as discussões, e entre as decisões tomadas, ficou estabelecido que a Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) irá contatar a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH) para realizar a castração dos animais, utilizando o serviço móvel de castração, conhecido como castramóvel. Além disso, foi acordado que a SASC realizará ajustes na estrutura do refeitório do abrigo, garantindo que os idosos não sejam perturbados pelos animais durante as refeições.

Foto: Divulgação/ MPPIMinistério Público e OAB articulam ações para cuidar de animais em abrigo em Parnaíba
Ministério Público e OAB articulam ações para cuidar de animais em abrigo em Parnaíba

A 3ª Promotoria de Justiça assumiu a responsabilidade de contatar o representante do Centro de Zoonoses de Parnaíba, buscando apoio para a vigilância ambiental em saúde. Esse apoio envolverá a municipalidade, que já deu início ao processo de castração dos animais, garantindo a continuidade do tratamento.

Na audiência estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Parnaíba, Rômulo Santos; a representante da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Subseção de Parnaíba, Lina Mello; e o coordenador do Abrigo São José, Silas Silva. Além disso, participou virtualmente Edilene França, representante da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC).

Conforme o órgão ministerial, ficou acordado que a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Subseção Parnaíba trabalhará em conjunto com o abrigo para realizar campanhas de adoção, buscando lares amorosos e responsáveis para os animais.

Facebook
Veja também