Espero que Silvio sancione projeto de lei para proibir veículos com “Kadrons”, diz Dudu
Para o parlamentar, o objetivo da matéria é que sejam realizadas as detecções desses ruídos e posteriormente, aplicada punição prevista em lei para tal ato infracional.
Nesta quarta-feira (12), o vereador de Teresina, Dudu Borges (PT), comentou sobre a aprovação do seu Projeto de Lei que visa proibir e fiscalizar o uso dos escapamentos irregulares, mais conhecidos como 'kadrons', em veículos. O parlamentar também ressaltou a importância de punir esses condutores como previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Dudu explicou que o projeto propõe uma ação mais ampla para combater o problema dos ruídos excessivos de motocicletas, visando garantir o bem-estar da população.

“O Código de Trânsito Brasileiro já versa sobre essa matéria dos 'kadrons', mas o povo tem imaginação fértil, pega um cano normal, abre um furo, produzindo um Kadron. Quando eles passam em uma blitz, silenciam o barulho ensurdecedor e você não detecta o Kadron, conseguindo passar. Então, minha matéria versa sobre ruídos fora do padrão, que caracteriza uma infração de trânsito, para que os órgãos de controle STRANS e BPTRAN, possam autuar esses motoristas, para que faça a reestruturação do cano anterior. Então, não estamos passando só pela proibição do kadron, estamos passando pela alteração de ruídos sonoros, e assim dar mais abrangência a Lei”, ressaltou o vereador.
Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que essa legislação não gera despesas, pois as fiscalizações já são realizadas pela STRANS e BPTRAN, que a partir disso terão um olhar mais atento com relação aos Kadrons.
“O projeto passou por constitucionalidade aqui dentro, porque não gera despesa, a STRANS já fiscaliza o trânsito de Teresina, como o uso de capacete, falta de documentação, dentre outras infrações, agora mais essa alteração de ruído sonoro, aplicando punibilidade prevista em lei sendo ele moto ou carro”, pontuou.
Vale ressaltar que a Lei nº 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considera uma infração de trânsito grave o ato de conduzir o veículo com alguma característica alterada, seja ela cor ou até mesmo o escapamento, gerando uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.
O vereador também afirmou que espera que Silvio Mendes sancione o projeto de lei para proibir veículos com escapamentos irregulares.
O projeto do vereador Dudu foi aprovado nessa terça-feira (11) e segue para avaliação do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil).
Quebra de contrato com Águas de Teresina é a única solução, diz Samantha Cavalca
A vereadora afirmou que os membros da CPI contra a Águas de Teresina irão se reunir nesta terça-feira (25) para definir estratégias em relação à condução do processo.Candidaturas da base devem ser concentradas em dois partidos, defende Francisco Costa
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026, devido a divisão dos votos.Petrus Evelyn quer proibir fixação de cartazes em espaços públicos de Teresina
Segundo Petrus, o objetivo do projeto é manter a limpeza, a organização e a estética urbana da capital, além de combater a poluição visual.Prefeito Novo Francisco diz que não há rompimento com a família Mão Santa
O prefeito se pronunciou nesta segunda-feira (24) e afirmou também que não permitirá interferências externas na sua gestão.Promotora aciona prefeito de Bom Jesus na Justiça e pede indenização de R$ 50 mil
O prefeito Nestor Elvas informou que ainda não foi notificado sobre a ação civil e que irá se manifestar após tomar conhecimento sobre os fatos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir