Ministério Público expede recomendação ao prefeito de Itaueira
O promotor de Justiça Cleyton Soares requer que o prefeito crie o Serviço de Família Acolhedora no prazo de 60 dias.
O promotor de Justiça, Cleyton Soares, expediu uma recomendação ao prefeito de Itaueira, Dr. Osmundo Andrade, e ao Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para que criem o Serviço de Família Acolhedora. A medida foi assinada em 6 de março e o gestor tem o prazo de 60 dias para acatar.
Para isso, o gestor deve encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal propondo a criação desse serviço que visa oferecer a proteção integral a crianças e adolescentes, estabelecendo um processo de seleção para o cadastro das famílias postulantes.
Além disso, o município será responsável por adotar ações necessárias de acolhimento até que o fim de todo o tramite até a aprovação e sanção dessa lei. Diante disso, uma equipe multidisciplinar composta, no mínimo, de psicólogo e assistente social deve ser disponibilizada.
O promotor explica que, ainda que contratados em caráter excepcional e temporário, os profissionais precisam elaborar um projeto político-pedagógico provisório para essa situação especifica, além de atuarem mediante a confecção de Planos Individuais de Atendimento.
O gestor também é orientado a criar o “bolsa auxilio” da Família Acolhedora no valor de, no mínimo, meio salário-mínimo vigente, por criança ou adolescente acolhido.
Ficará a cargo da Secretaria de Assistência Social o acompanhamento das crianças e adolescentes que estão sob acolhimento familiar. Conforme a recomendação, o Programa Família Acolhedora deve ser inscrito junto ao Conselho Municipal dos Diretos da Criança e adolescente.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Itaueira para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.
MP cobra do prefeito de Redenção do Gurguéia nomeação de aprovados em concurso
O Ministério Público do Piauí estabeleceu um prazo de três dias úteis para apresentação da resposta formal.João Pereira defende CPI para esclarecer rombo bilionário na Prefeitura de Teresina
O parlamentar finalizou reforçando que, neste primeiro momento, o objetivo não é apontar culpados por desvio de recursos, mas compreender onde tem mais déficit.Pedro Alcântara apoia criação de CPI e critica postura do vereador Dudu
Apesar da crítica, o parlamentar disse que apoia a CPI, porém a atitude de Dudu era “incongruente”.Prefeito de Colônia do Piauí vai gastar R$ 11 milhões para construir escola
O contrato de nº 029/2025 foi assinado dia 24 de abril deste ano com a empresa Cecy Construtora LtdaPrefeito Dr. Celso Antônio vira alvo do MP por dívida de R$ 690 mil com Agespisa
O débito foi identificado após denúncia sigilosa encaminhada ao órgão ministerial, que apontou indícios de irregularidades no pagamento de faturas de água.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir