Presidente do Tribunal de Justiça vistoria obras do novo Fórum de São Raimundo Nonato
A unidade terá estrutura moderna, acessível e capacidade ampliada para atender a população da região Sul do Piauí
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), desembargador Aderson Nogueira, realizou, nesta quinta-feira (25), uma visita técnica às obras do novo Fórum da Comarca de São Raimundo Nonato. Juntamente de representantes da administração do Judiciário, o magistrado verificou o andamento da construção, que faz parte do plano de modernização da infraestrutura do tribunal e tem inauguração prevista para ainda este ano.
De acordo com o TJPI, o novo complexo judiciário está sendo construído em um terreno de 17.870,89 metros quadrados e contará com 2.391,84 metros quadrados de área edificada. A proposta é oferecer uma estrutura moderna, acessível e preparada para ampliar a capacidade de atendimento à população da região.
“Estamos construindo um espaço que proporcionará mais dignidade para quem trabalha e, principalmente, para quem busca a Justiça. Nosso compromisso é garantir uma prestação jurisdicional cada vez mais célere, eficiente e humanizada, aproximando o Judiciário da população do interior do Estado”, afirmou o desembargador Aderson Nogueira durante a visita.
Conforme as informações, o projeto prevê uma estrutura capaz de abrigar três varas judiciais, um Juizado Especial Cível e Criminal, um juízo auxiliar, além de gabinetes, salas de audiência, secretaria, assessorias e espaços destinados ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Central de Mandados.
A unidade também contará com áreas específicas para a Central de Inquéritos e Audiências de Custódia, salas multidisciplinares destinadas ao atendimento psicossocial, enfermaria, espaço para identificação e monitoramento eletrônico, além de celas para custódia provisória de presos.
Outro destaque será o novo Tribunal do Júri, projetado com auditório para até 300 pessoas, ampliando a capacidade de realização de sessões e garantindo melhores condições para o funcionamento da Justiça criminal.
Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o novo fórum foi planejado para garantir acessibilidade plena, com rampas, banheiros adaptados, piso tátil e balcões acessíveis. O projeto também incorpora soluções sustentáveis, como ventilação cruzada e sistemas de proteção contra a incidência solar, proporcionando maior conforto térmico e eficiência energética.
Ao final da vistoria, o presidente do TJPI ressaltou que a nova estrutura fortalecerá a atuação do Poder Judiciário no Sul do estado.
“Com previsão de entrega ainda neste ano, o novo Fórum de São Raimundo Nonato fortalecerá a estrutura do Judiciário piauiense na região Sul do Estado, ampliando o acesso da população aos serviços da Justiça em um ambiente moderno, funcional e adequado às demandas atuais”, concluiu o desembargador.
-
Hemopi é reconhecido por ampliar acesso a tratamento inovador
A instituição descentralizou oferta do medicamento emicizumabe pelo SUS e já beneficia pacientes da capital e do interior do estado -
Assembleia Legislativa do Piauí nomeará mais aprovados em concurso na segunda
A cerimônia será realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa e marca a última etapa de nomeações do certame, que ofertou vagas para mais de 30 especialidades -
Prefeita Ivanária Sampaio entrega premiação do concurso "Minha Rua na Copa" em Esperan
A rua vencedora do concurso e recebeu a premiação de R$ 5 mil, em reconhecimento pela criatividade, organização e decoração -
Ministério Público do Piauí realiza inspeção na Delegacia de Nazária
A ação teve o objetivo de coletar dados para o preenchimento do formulário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). -
Ivanária Sampaio acompanha obras de asfaltamento da estrada de acesso à cemitério
Ivanária Sampaio acompanha obras de asfaltamento da estrada de acesso ao Cemitério do Ciganinho Milagroso
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir