Viagora

FMS confirma dez mortes e 141 casos de H1N1 em Teresina

O boletim informando os novos casos da gripe em Teresina, foi divulgado pela Fundação Municipal de Saúde na tarde desta terça-feira (05).

Um boletim divulgado na tarde desta terça-feira (05) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), revelou que um total de 10 óbitos já ocorreram em Teresina, provocados pela Influenza A H1N1.

O levantamento apontou que de janeiro até o momento, 141 casos da gripe foram registrados na capital. O último boletim divulgado pela FMS, na terça-feira (29), apontava a confirmação de 131 casos e oito mortes. Com os dados atualizados, houve um aumento de 10 casos e 2 óbitos.

Foram incluídos pela FMS o óbito de um menino de 13 anos, que faleceu no dia 13 de maio, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP). O adolescente residia no bairro Socopo, zona Leste de Teresina.

A outra vítima da gripe foi uma criança de dois anos de idade, residente no bairro Santa Clara, zona Norte de Teresina. O menino faleceu no dia 17 de maio, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Campanha de Vacinação

De acordo com o cronograma de vacinação da Campanha Nacional Contra a Gripe, as imunizações em postos de vacinação iriam ser encerradas na última sexta-feira (1º), mas devido à greve dos caminhoneiros que causou impactos no transporte público e nos atendimentos ao grupo prioritário, o período foi prorrogado até o dia 15 de junho.

A FMS afirmou que ainda não possui dados relativos sobre as doses aplicadas em Teresina, mas que um levantamento já vem sendo feito e será divulgado em breve. “Os dados de quantas doses já foram aplicadas na capital ainda estão sendo compilados e sendo repassados aos poucos ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Nós pegamos os mapas de cada sala de vacinação e colocamos no sistema, algo que demanda tempo”, explica Oriana Bezerra, diretora interina da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS.  

Facebook
Veja também