Governo do Piauí aumenta meta de economia para R$ 400 milhões
O governador Wellington Dias entregou o projeto de reforma administrativa nesta segunda-feira (18) ao presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB).
Nesta segunda-feira (18), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), entregou ao presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), a proposta de reforma administrativa do estado.
O documento prevê uma série de ajustes para o equilíbrio financeiro e melhorias de investimentos no Piauí entre os anos de 2019 e 2022. Com a reforma, o governo estadual prevê uma economia de até R$ 400 milhões por ano.
De acordo com o documento, leis e decretos devem se adequar à organização administrativa do Estado e ao Programa de Desenvolvimento Econômico para a melhoria de qualidade de vida no Piauí. O objetivo é alcançar, até 2022, um alto desenvolvimento com IDH igual ou acima de 0,7.
O projeto propõe ainda a extinção de órgãos com uma redução de 19 pastas. A proposta planeja a fusão entre secretarias e absorção de algumas áreas. “O objetivo da nova estrutura administrativa mira a eficiência e economia para enfrentar a crise econômica nacional, permitindo que o Governo do Estado continue prestando os serviços prioritários para a população e o Piauí prossiga caminhando rumo ao desenvolvimento”, explica Wellington.
Uma das medidas é o encerramento de contratos que estavam em vigor e venceram ou por decisão de antecipar conclusão. “Vamos ainda reduzir em, no mínimo, 25% contratos em andamento, locação de veículos, máquinas e equipamentos, material de consumo, eventos e viagens”, afirmou o governador.
Para garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a reforma sugere a contenção de despesas com pessoal: diárias, horas extras, progressão, enquadramentos, promoção e reajustes. Uma revisão de folha de servidores ativos, aposentados e pensionistas também deve ser realizada, bem como revisão e redução do quadro de substitutos com pessoal para áreas fim.
A reforma prevê ainda a criação de Projetos de Lei, decretos e resoluções permitindo maior controle das receitas e das despesas, tendo o orçamento como instrumento principal, especialmente medidas para equilíbrio atuarial na Previdência. A redução do déficit é o que mais permite ampliar a capacidade de investimentos.
Outras áreas
Na segurança, o destaque no projeto de reforma é para a implantação do Sistema de Segurança pela Classificação de Risco: Alto Risco, Médio Risco e Baixo Risco. Na educação, a sugestão de um sistema seguindo metas anteriores, profissionalização de jovens e adultos e parcerias com os municípios. Na área da saúde, o foco é para o saneamento e aumento da expectativa de vida.
Wellington Dias
Governo do Piauí
Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias.CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase.Tribunal de Justiça do Piauí empossa administrativamente novas desembargadoras
De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a chegada das novas integrantes engrandece a Corte.Prazo para aderir ao RefisTHE 2026 termina no dia 31 de julho
O prazo, que havia sido prorrogado pelo prefeito municipal, vai até o dia 31 de julho de 2026.Policial Civil é condenado a 16 anos de prisão por homicídio em Teresina
O promotor de Justiça Régis de Morais Marinho sustentou a condenação do acusado pela prática do crime previsto no Art 121, do Código Penal.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir