Wellington Dias busca apoio de ministra para votação de royalties
O governador esteve em audiência com a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para tratar de pauta dos royalties de participação de gás e petróleo.
Nesta quinta-feira (21), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), esteve em audiência com a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para tratar de uma das pautas de interesso de Fórum dos Governadores relacionada aos royalties de participação de gás e petróleo.
Na ocasião, também foi agendada uma visita da ministra ao Piauí em julho para observar políticas de humanização envolvendo a ressocialização e a maternidade no sistema carcerário.
Um dos pontos fortes do encontro foi o diálogo para o parecer favorável da ministra sobre os royalties de participação especial de gás e petróleo. Aprovada no Senado, o projeto de lei não entrou em vigor após uma liminar que deve ser avaliada pelo STF. “Para a lei entrar em vigor é preciso que seja aprovada no Supremo. A previsão é de votação em abril. Saímos do encontro com a posição de convidar os procuradores e governadores para buscar um entendimento”, explicou Dias.
A ministra se comprometeu em apresentar seu voto para que o Supremo possa se pronunciar sobre a pauta. Para o governador Wellington Dias, o projeto de lei é balizado nos princípios da democracia e se aprovado vai beneficiar estados como o Piauí.
“Eu confio que a lei dos royalties é uma lei constitucional que tem todo um amparo legal especialmente na nossa constituição e é democrática. Estamos falando de gás e petróleo extraídos no mar, que é da União, então pertence a todos os estados brasileiros. Claro que distribuindo, permitindo recursos para investimentos do Estado e dos municípios no Piauí”, destaca Dias.
Também foi apresentada a proposta piauiense de classificação de risco e sua relação com as Associações para a Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) para os presos do regime semiaberto. “É um sistema que garante parceira no setor privado, na linha da humanização relacionada ao sistema de menores, ao sistema presidiário. Vamos elaborar um cronograma de trabalho até julho para que ela (Carmen Lúcia) possa visitar essas ações. Outra preocupação é com a mulher e o bebê, respondendo privada de liberdade. A necessidade de haver uma casa da mulher e do bebê, em uma parceria da Sesapi e Sejus”, informou Wellington.
-
UNINASSAU abre inscrições para cursos gratuitos de Inteligência Artificial em Teresina
Conforme a instituição, a edição deste ano oferece ainda, mil vagas para o curso on-line e ao vivo “A Saúde já entrou na era da IA”. -
Severo Eulálio prestigia XVI Festival Desportivo de Férias em Massapê do Piauí
O deputado informou que o evento é muito importante para o fortalecimento do esporte e para o desenvolvimento econômico do município. -
Secretaria capacita servidores para aprimorar atendimento nas UAPs de Teresina
Dentre os temas abordados na capacitação estiveram o trabalho em equipe, ética no serviço público, saúde mental e comportamento profissional. -
TCE-PI apresenta soluções de IA e lança portal de acesso unificado
Antonio Moreira Filho, diretor de sistema de dados, afirmou que a plataforma utiliza inteligência artificial para analisar grandes volumes de documentos e elaborar minutas de relatórios. -
Membro de facção criminosa é condenado a 16 anos de prisão em Pedro II
O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri, da 1ª Vara da Comarca de Pedro II, que acolheu a tese do Ministério Público do Piauí (MPPI).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir