Viagora

Organização Pan-Americana da Saúde alerta sobre aumento da Ômicron

Devido a alta transmissibilidade da nova variante, a OPAS alerta para um aumento dos casos de Covid nas próximas semanas na região das américas.

O governador Wellington Dias conversou nessa terça-feira (11) com o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa, sobre o aumento dos casos de Covid-19 por conta da variante ômicron.

Devido a alta transmissibilidade da nova variante, a OPAS alerta para um aumento dos casos de Covid nas próximas semanas na região das américas.

O chefe do executivo estadual fez um apelo à população para que mantenham as recomendações sanitárias e as vacinas em dia.

“Hoje estamos saindo de uma situação em que é predominante a variante delta e a ômicron. Ela tem uma transmissibilidade mais elevada, mas para quem está em dia com a vacina, ela tem baixo adoecimento, menos internação de UTI na proporção de casos. Mas devemos ter uma alta de casos nesse período. Portanto, devemos seguir adotando todos os cuidados para evitar não só a ômicron”, explica.

Atualmente a variante ômicron é predominante nos números de casos de Covid-19 no Brasil. Segundo dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a variante representa 92,6% das infecções.

 Ainda de acordo com o instituto, em um mês, a positividade para SARS-CoV-2 aumentou de 5% para 13,7%. Segundo o ITpS, é um reflexo do avanço da ômicron no país.

Facebook
Veja também