Viagora

Documento de arrecadação do IPVA pode ser emitido pelo Gov.pi Cidadão

O documento de arrecadação pode ser emitido de forma gratuita e digital, por meio do novo aplicativo do Governo do Estado

Lançado no último dia 18 de setembro pelo Governo do Estado, o aplicativo Gov.Pi Cidadão visa oferecer serviços à população piauiense, de forma online e gratuita. Através do app, pode ser realizada a emissão da guia de recolhimento para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De acordo com o Governo do Piauí, para fazer a emissão do IPVA, o interessado deve acessar a plataforma Gov.Pi Cidadão, por meio do site oficial Gov.Pi ou baixando o aplicativo, pelas lojas Google Play Store ou Apple Store.

Em seguida, é preciso escolher o método de login no Gov.Pi Cidadão, que pode ser realizado através do Gov.BR, plataforma oficial aceita pelo sistema, ou ainda pelo ID Piauiense, RG digital oficial do Estado do Piauí, disponibilizado gratuitamente para as novas cédulas de identidade emitidas a partir do mês de outubro de 2022.

Logo após a conclusão do login, o cidadão deve inserir as informações solicitadas pela plataforma nos campos indicados, preenchendo os espaços que pedem a placa do veículo e o código Renavam.

Para finalizar a emissão do boleto do IPVA, o usuário precisa gerar o documento de arrecadação do imposto. Ao ser concluída a etapa anterior e quando o sistema atestar devidamente a validade dos dados, será emitido o boleto do DAR-IPVA.

A gestão estadual afirma que o serviço oferecido pelo app Gov.Pi Cidadão pode ser utilizado por proprietários, compradores de veículos registrados no Detran-PI ou por arrendatários do veículo. A emissão da guia de recolhimento para pagamento do imposto é imediata.

O Governo do Estado informa que dúvidas, orientações ou atendimento podem ser solucionados na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PI) ou por meio do contato com a Central de Atendimento, disponível nos números (86) 3216-960, (86) 3216-9612, (86) 3126-9614, (86) 3216-9615, (86) 3216-9616 ou (86) 3216-9665.

Facebook
Veja também