Viagora

Secretaria do Meio Ambiente intensifica monitoramento climático no Piauí

A partir do monitoramento climático, realizado em 2023, foram produzidos 178 boletins de alertas.

O Governo do Estado divulgou que a Secretaria do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh/PI) investiu, ao longo do ano de 2023, em tecnologias que permitem a intensificação do monitoramento e previsão de eventos climáticos no Piauí.

De acordo com o órgão, o uso de tecnologias de ponta, a equipe técnica desenvolve o trabalho de previsão e monitoramento de parâmetros ambientais (hidrometeorológico, queimadas, desmatamentos, urbanização, etc.). A partir do monitoramento climático, realizado em 2023, foram produzidos 178 boletins de alertas, quatro notas técnicas; 163 boletins hidrometeorológicos e 160 mapas temáticos a cada três meses, aproximadamente.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSala de Situações
Sala de Situações

A coordenadora da Sala de Situação, Sara Cardoso, destaca que são monitorados, com maior assertividade, parâmetros hidrometeorológicos, como chuvas, níveis de reservatórios e vazões de rios, além de eventos climáticos extremos, que são impactantes na dinâmica diária da população. "Auxiliamos ainda no monitoramento de diversos parâmetros meteorológicos e ambientais, como queimadas e incêndios florestais e estamos desenvolvendo trabalhos adicionais, como o monitoramento da seca", ressalta. 

A Sala de Monitoramento ou Sala de Situação foi estabelecida em 2012, em colaboração com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e operacionalizou-se somente em agosto de 2023, informou a Semarh.

Facebook
Veja também