Viagora

Vigilância Sanitária apreende anabolizantes vendidos de forma irregular no Piauí

Os produtos foram identificados pelos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), após passarem pelo rastreamento no sistema de raio X da empresa.

Nessa quinta-feira (21), a Vigilância Sanitária do Piauí apreendeu, dez volumes postais contendo anabolizantes, que supostamente seriam utilizados em vários estados do país de forma irregular.

Os produtos foram identificados pelos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), após passarem pelo rastreamento no sistema de raio X da empresa.

Segundo a Vigilância Sanitária, os anabolizantes apreendidos são oriundos do estado de São Paulo e teriam como principais destinos, os municípios de Bom Jesus, Capitão de Campos, Teresina e Timon, no Maranhão.

A portaria do Ministério da Saúde Nº 344/98, aponta que medicações como os anabolizantes são sujeitas ao controle especial. A comercialização dessas medicações em humanos só pode ser realizada mediante a prescrição de médicos ou dentistas.

De acordo com Tatiana Chaves, a diretora da Divisa, nenhum medicamento de controle especial pode ser comercializado pela internet. “A comercialização desses medicamentos, especificamente, é feita mediante a retenção de uma via das receitas de controle especial nas farmácias e drogarias, portanto, nenhum medicamento de controle especial pode ser comercializado pela internet”, explicou a diretora.

Além disso, todos os anabolizantes apreendidos pela Vigilância Sanitária foram listados no Termo de Apreensão e serão inutilizados por uma empresa de resíduos licenciada pelo Governo do Estado para essa finalidade.

A empresa ainda fará, o recolhimento dos produtos junto a Vigilância Sanitária do Piauí e posteriormente realizará a incineração dos medicamentos.

Facebook
Veja também