Piauí reduziu em 57% a emissão de CO2, afirma Rafael Fonteles
A declaração do governador foi dada em coletiva ao lado de ministros que participam de Plenária do Plano Clima Participativo, em Teresina, nesta sexta (2).
O governador Rafael Fonteles afirmou que o Piauí tem se destacado no cenário nacional pelas ações eficazes para a redução de gases poluentes, com diminuição de 57% na emissão de CO2 entre 2012 e 2022. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (2) no Palácio do Karnak.
Ainda nesta sexta, ocorrerá a Plenária do Plano Clima Participativo, promovido pelo Governo Federal, que ocorrerá à tarde no Centro de Convenções de Teresina (CCT).
Ao lado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, Rafael Fonteles destacou o compromisso do Piauí com a preservação ambiental.
“Em 2012, o Piauí atingiu o pico de emissão líquida de 35 milhões de toneladas de CO2, número que caiu para 14 milhões em 2022, uma redução de 57%. Nossa meta é alcançar 9 milhões de toneladas em 2025, uma meta factível considerando essa curva decrescente nos últimos anos”, afirmou o governador.
Fonteles enfatizou que, sendo um estado predominantemente agrícola, o Piauí tem visto grande parte dessa redução graças à diminuição do desmatamento associado à agropecuária. “Registramos uma queda de 5% no desmatamento entre 2022 e 2023. Ou seja, o setor agropecuário, principal vetor para a redução de emissão de CO2, está contribuindo significativamente para a diminuição das emissões de gases poluentes”, explicou.
Participação social, crise climática e impacto nos mais pobres
O ministro Márcio Macêdo destacou a importância da participação da sociedade na elaboração de políticas públicas, sublinhando o compromisso do governo Lula com um plano climático inclusivo. “Estamos desenvolvendo um plano de clima participativo. As políticas públicas do presidente Lula são feitas com o povo”, afirmou.
A ministra Marina Silva ressaltou que o Plano Clima Participativo é um esforço do Brasil para alcançar suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND), metas estabelecidas globalmente para a redução de emissões de CO2 até 2050. “As emissões de CO2 têm contribuído para a crise climática global e o aquecimento do planeta, cujos efeitos já estão sendo sentidos. Eventos climáticos extremos estão acontecendo no mundo inteiro, inclusive no Brasil, com incêndios e a baixa dos níveis dos rios”, alertou.
Wellington Dias reforçou que as mudanças climáticas afetam toda a sociedade, mas os mais pobres são os mais vulneráveis. “Estamos lidando com um risco à vida e ao equilíbrio do planeta. É claro que os mais afetados são os mais pobres, no Brasil e no mundo”, disse o ministro, destacando a importância da participação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) na plenária.
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
Acusado de matar companheira é condenado a 21 anos de prisão em Miguel Alves
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Piauí, o crime ocorreu em setembro de 2023 na residência do casal.Piauí se torna o 2º maior produtor de mel do Brasil, aponta IBGE
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o Piauí produziu 3.249,5 toneladas de mel em 2014, e em 2023, atingiu 8.829,8 toneladas.Projeto emite carteiras de identidade para detentos do presídio de Altos
Em 2024, o Projeto Registrar já levou a emissão da carteira nacional de identidade para 279 internos nas unidades prisionais do Piauí.Cejusc Móvel negocia mais de R$ 477 mil em mutirão de acordos em Pedro II
A ação faz parte do programa "Desperte para o Acordo", iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí para acelerar a resolução de conflitos bancários.Carretinha da Saúde entrega óculos a crianças em municípios no Sul do Piauí
A ação começou por Cristalândia e Riacho Frio, onde 26 crianças já receberam os óculos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir