Viagora

Jair Bolsonaro nomeia assessor de Ciro Nogueira para o FNDE

Na última sexta-feira, 29 de maio, o governo de Jair Bolsonaro publicou a nomeação de Marcelo Lopes da Ponte, chefe de gabinete do senador piauiense, para presidir o FNDE.

Na última sexta-feira, 29 de maio, o governo de Jair Bolsonaro publicou na edição do Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

  • Foto: Divulgação/ViagoraMarcelo Lopes da Fonte é ex-chefe de gabinete do senador piauiense Ciro Nogueira.Marcelo Lopes da Fonte é ex-chefe de gabinete do senador piauiense Ciro Nogueira.

A nomeação é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. Na mesma edição do DOU, foi publicada ainda a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

  • Foto: Diário Oficial da UniãoNomeação de Marcelo Lopes da Ponte para a presidência do FNDE.Nomeação de Marcelo Lopes da Ponte para a presidência do FNDE.

O FNDE é um órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). A nomeação de Marcelo Lopes da Ponte para assumir a chefia do órgão é uma das mais recentes tentativas do governo do presidente Jair Bolsonaro conseguir apoio de partidos do chamado Centrão, grupo de maior força política dentro do Congresso Nacional.

Devido ao grande número de parlamentares, o Centrão pode ser decisivo em votações no Congresso. Na análise de alguns especialistas, a aproximação do presidente da República com líderes de partidos que compõem esse grupo, como o Progressistas de Ciro Nogueira, seria uma estratégia para construir apoios sólidos para, por exemplo, barrar a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro.

Facebook
Veja também