Viagora

Transparência Eleitoral diz que 2º turno transcorreu com tranquilidade

De acordo com a entidade, registravam 87 observadores acompanhando seções eleitorais em mais de 40 cidades localizadas em 15 estados e no exterior.

Neste domingo (30), a organização da sociedade civil Transparência Eleitoral Brasil (TE Brasil), divulgou que as primeiras horas de votação neste segundo turno estavam tranquilas nas eleições.

De acordo com a entidade, registravam 87 observadores acompanhando seções eleitorais em mais de 40 cidades localizadas em 15 estados e no exterior, a “grande maioria” das mesas foi aberta dentro do horário estipulado (8h). “Nenhuma foi aberta depois das 8h30, e, em todos os casos, foi emitida a zerézima”, disse a coordenadora-geral da TE Brasil, Ana Cláudia Santano.

O TE Brasil também destaca que até as 9h30, havia ocorrência de filas, mas em menor intensidade do que no primeiro turno. A entidade contabilizou que “77% das seções observadas relataram filas que sugerem um fluxo dinâmico de voto”, e que, em quatro países observados, também foram observadas filas, “ainda que diversas providências tenham sido tomadas pelos consulados, como maior organização internas nos centros de votação.”

Onde votar?

Segundo o levantamento, a presença de mesários também está de acordo com o esperado. “Sobre informação do local de votação, em 95% dos casos observados o eleitor ou eleitora demonstra ter informação suficiente sobre onde votar”.

TE Brasil acrescenta que a “a larga maioria das urnas está instaladas em locais que preservam o sigilo dos votos” e os eleitores têm “plena informação de como votar, não tendo sido identificados elementos que pudessem indicar problemas para a emissão do voto”.

Ainda de acordo com o levantamento, houve quatro relatos de posicionamento de urnas que não garantiram “totalmente” o segredo de voto. Os observadores informaram, ainda, não terem testemunhado, nos equipamentos de votação, problemas que pudessem, de alguma comprometer a integridade da eleição.

Fiscais do Partido

Conforme a TE Brasil, foi verificado “aumento de circulação e de presença de fiscais de partido, inclusive no exterior”. Por outro lado, foi relatado somente um caso de impedimento de observação a pedido de um fiscal de partido, situação que foi controlada com a assistência do presidente de mesa”.

Com informações Agência Brasil 

Facebook
Veja também