Viagora

"Temos que trabalhar por um Piauí mais desenvolvido", diz Wellington Dias

O governador fez um balanço das ações do Estado ao longo de 2021 e destacou as dificuldades do período como o aumento do desemprego.

Na manhã desta terça-feira (01), a Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi) deu início ao ano legislativo com a 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. O governador do Estado, Wellington Dias fez a abertura da solenidade com a leitura da sua última Mensagem Anual como governador.

O governador fez um balanço das ações do Estado ao longo de 2021 e destacou as dificuldades do período como o aumento do desemprego.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington Dias em solenidade de abertura do ano Legislativo na Alepi.
Wellington Dias em solenidade de abertura do ano Legislativo na Alepi.

”Fazendo um balanço do ano de 2021 nós destacamos os desafios relacionados a área da saúde e as dificuldades do país que levaram ao crescimento do desemprego, mas hoje nós temos um saldo positivo de emprego levando em conta o emprego precário”, destacou o gestor.

Wellington Dias falou também sobre os desafios na área da agricultura com as irregularidades das chuvas e os investimentos do orçamento estadual que finalizou o ano de 2021 com 1,7 bilhões de reais.

“Por outro lado tivemos desafios grandes para empreendedores especialmente de setores que foram mais afetados pela pandemia e destaco também os desafios na área da agricultura, no ano passado tivemos irregularidades das chuvas em muitos lugares e o ano se iniciou em uma situação de enchentes em alguns lugares. O resumo que eu faço é que foi um ano de muitos desafios, por outro lado mesmo em um ano de grandes desafios tivemos importantes conquistas onde foi possível com a organização do Estado ampliar a capacidade de investimento e hoje nós temos a maior capacidade de investimento na nossa história fechando o ano passado com 1,7 bilhões de reais de investimentos efetivamente realizados”, pontuou Dias.

Além disso, o gestor estadual ressaltou que este ano é diferente, pois é seu último ano como Governador do Estado e destacou os crescimentos do estado nesse período em que governou o Piauí.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington Dias durante leitura da Mensagem Anual na Alepi.
Wellington Dias durante leitura da Mensagem Anual na Alepi.

“Este ano é diferente para mim, pois é o ultimo ano que venho aqui como Governador em razão da finalização do meu mandato e nós podemos olhar para traz com um dado que é muito representativo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No somatório de um território e de uma população como a do Piauí cresce, mas com base no Índice Gini nós crescemos com mais igualdade, temos mais gente do andar de baixo melhorando a renda e de vida. Nós começamos o século com a expectativa de vida de aproximadamente 65 anos e já alcançamos 75 anos”, explicou Wellington Dias.

Para as projeções deste ano Wellington Dias pontuou que o estado está enfrentando novas situações que vão necessitar de recursos extras como na área da saúde com o aumento da covid-19 e as fortes chuvas que tem impactado o Piauí.

“O Piauí tem hoje um orçamento muito próximo do real, nós tivemos alguns ajustes como cancelamento de algo que estava previsto para outra área que precisou como agora com o crescimento dos preços do custo de quilômetros de rodovias de asfalto urbano teremos que fazer um remanejamento interno, mas aquilo que é previsto será executado. Na área do custeio é previsível um crescimento, nós não imaginávamos que poderia ter esse crescimento na covid-19 com o patamar que nós estamos tendo, como o Governo Nacional não credenciou todos os leitos que nós precisamos temos que suportar com o investimento do estado. Isso provavelmente vai gerar um crescimento, além disso, nós estamos presenciando chuvas fora do padrão e isso significa a necessidade de um recurso extra”, finalizou.

O governador finalizou sua fala durante coletiva de imprensa reafirmando seu desejo em continuar trabalhando para o desenvolvimento do Piauí.

“Eu me coloco a disposição para dizer que eu sonhei um sonho que descobri que não era só meu e eu sonhei em morar em um lugar desenvolvido e tinha uma decisão de vida que ainda hoje tenho que é 'eu quero morar em um lugar desenvolvido e não quero sair do Piauí', então temos que seguir juntos trabalhando para cada vez mais ter um Piauí desenvolvido”, complementou o governador.

Facebook
Veja também