Viagora

Bárbara Soares defende vale-farmácia e projeto para jovens do Piauí

A pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa ressaltou que o vale-farmácia prevê um valor para aquisição de medicações especificas que não são encontradas em postos de saúde.

A pré-candidata a deputada estadual, Bárbara Soares, (Progressistas) em entrevista ao Viagora destacou o legado deixado pelo pai, o ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, e falou sobre suas propostas para a população piauiense.

Recentemente, completou-se um ano da morte do ex-gestor. Os teresinenses realizaram uma programação de homenagens as contribuições de Firmino Filho. Questionada sobre como seu pai avaliaria seu ingresso na política, Bárbara Soares ressaltou que Firmino Filho estaria apoiando-a onde quer que esteja.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraBárbara Soares
Bárbara Soares

“Com certeza, ele está me apoiando em qualquer lugar que esteja porque ele sempre foi uma pessoa extremamente incentivadora, em qualquer ideia que eu tivesse ele estava lá para me apoiar, me dar uma abraço, qualquer ideia maluca que eu tivesse ele comprava minha ideia e sempre me apoiava e eu acho que nada melhor do que fazer com honradez, honrar o nome dele, querendo trazer de volta todo esse legado que o prefeito Firmino Filho deixou por toda a Teresina e porque não por todo o Piauí, e levar esse legado para frente, continuar com o sonho que ele tinha”, enfatiza.

Para Bárbara Soares a maior contribuição deixada pelo pai foi o amor por Teresina como gestor da cidade por mais de 30 anos, e amor pelas pessoas que foram beneficiadas com obras e projetos.

“Eu acho que o maior legado que ele deixou foi o amor que ele tinha por Teresina, pelas pessoas de Teresina e todo esse amor se traduziu em obras, em projetos, em horas de trabalho, em calçamento, asfalto, pontes, viadutos e se traduziu na nossa realidade que a gente vive hoje porque era uma Teresina que era muito bem cuidada que o prefeito tinha todo um carinho pela cidade”, afirma a pré-candidata.

Conforme a filha mais velha de Firmino Filho, a partida do pai foi um fator que apesar de ser doloroso tornou a família mais unida, pois eles se auxiliam mais no compartilhamento das dificuldades e sentimentos.

“Com certeza nossa família se tornou bem mais unida depois do falecimento dele, querendo ou não a gente se ajuda mais, compartilhando mais as dores, compartilhar mais o que a gente sente e realmente valorizar o que a gente tem e as vezes a gente termina por não valorizar, por ter o convívio diário, ver todo dia, por falar todo dia e acaba por negligenciar e é isso que a gente sente com o passar do tempo estamos nos sentindo mais juntos, firmes e com a mentalidade mais unida”, ressalta.

Diante de sua disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa, a pré-candidata afirma que já tem pensado em propostas que beneficiem o povo piauiense como o projeto voltado ao primeiro emprego para jovens entre 16 e 24 anos e o vale-farmácia com a destinação de um valor para aquisição de medicações especificas que não são encontradas em postos de saúde.

 “Nós já temos em mente um projeto visado primeiramente aos jovens que seria o primeiro emprego, esse projeto já existe em alguns outros estados e ele visa o acesso dos jovens ao emprego através da redução do ISS, Imposto sobre serviço, com a contratação de jovens na faixa etária de 16 a 24 anos. Esse incentivo fiscal de empresas privadas possibilita os jovens a ter mais acessos. Outra proposta que nós temos é a questão do vale-farmácia que visa nessa questão da saúde que seria assim: nós daríamos um auxílio-farmácia no valor real porque a gente sabe que tem algumas medicações que não existe no posto de saúde, por exemplo no posto de saúde só existe aqueles comuns como losartana, metformina, dipirona, ibuprofeno, mas não tem aqueles remédios um pouco mais específicos que acabam sendo um pouco mais caros para a população que as vezes não tem como comprar aquela medicação e esse vale-farmácia entraria justamente nisso. Seria um benefício fornecido a população mediante comprovação da doença que a população poderia receber o valor e fazer a compra direto na farmácia, isso beneficiaria bastante tanto as pessoas hipertensas, com diabetes e problemas renais”, explicou.

Por ser nova no cenário da política, falar em público, conceder entrevistas e estar em frente às câmeras foi alguns dos desafios elencados por Bárbara Soares que afirmou estar enfrentando esses receios e aos poucos se familiarizando com a interação e exposição pública.

“Eu acho que o principal desafio eu já enfrentei que era falar em público, acho que era meu grande problema, falar, dar entrevista, falar com câmera, eu acho que esse era meu principal desafio e eu vou enfrentando aos poucos, as vezes a gente vai se acostumando, se familiarizando com esse meio. Eu fico as vezes um pouco nervosa por não ter tido tanto esse contato, essa exposição pública, mas isso a gente vai amaciando com o tempo”, pontua.

Além de ser pré-candidata, médica, Bárbara Soares é presidente do movimento Progressistas Jovem do Piauí e a frente da nova função assumiu a responsabilidade de incentivar a juventude a ser mais participativa e engajada na política. A médica afirmou que é preciso ser atuante nesse cenário para garantir acesso a uma melhor qualidade de vida e reivindicar direitos da população.

“Os jovens hoje tem que fazer parte da política porque os jovens de hoje serão os futuros amanhãs, isso o professor Marcílio me falava muito que nós todos somos o futuro amanhã e eles tem que ter consciência que a partir do momento que a gente se ausenta, se negligência de algumas coisas a gente passa a não ter direitos sobre elas, passa a não ter como reclamar, seja do calçamento, da educação, da saúde, então nós jovens temos que entrar de cara na política porque só através da política a gente consegue ter uma qualidade de vida melhor para nós e todos os nossos familiares seja eles nossos filhos, pais, avós e é por isso que a gente tem que fazer parte da política, não adianta a gente deixar na mão dos outros, a gente tem que assumir essa responsabilidade”, afirma.

Mais conteúdo sobre:

Bárbara Soares

Progressistas

Facebook
Veja também