Coligações para governo e senado devem ser as mesmas, decide TSE
Segundo TSE, partidos coligados para concorrer aos governos dos estados, não podem fazer outra aliança para o cargo de Senador e Governador.
Nessa terça-feira (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu por quatro votos a três, que partidos coligados para concorrer aos governos dos estados, não podem fazer outra aliança para o cargo de Senador e Governador.
Na sessão, foi decidido que, nos casos em que a coligação não abranja as duas vagas, de governador e senador, o TSE autorizou os partidos a lançarem candidaturas próprias - fora da aliança - para o cargo remanescente. Também foi confirmado a possibilidade de lançar candidatura ao cargo de senador individualmente, por agremiação.
A decisão foi motivada por uma consulta feita pelo deputado federal Waldir Soares de Oliveira (União Brasil – GO) que cobrou posição, do TSE, se um partido sem coligação pode lançar candidato ao Senado e se é obrigatório que as coligações firmadas na disputa ao governo do Estado sejam seguidas em relação ao Senado. Também questionou as possibilidades de lançamento de candidaturas de senadores quando já houver aliança definida.
Os ministros Mauro Campbell, Benedito Gonçalves, Carlos Horbach e Alexandre de Moraes foram favoráveis a medida. Já os votos contrários foram dados pelos ministros Ricardo Lewandowski, Sergio Banhos e pelo presidente do TSE, Edson Fachin.
Com informações da Agência Brasil.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
"Querem corroer a chapa do Republicanos", declara Dr. Pessoa
O prefeito de Teresina afirma também que a estruturação da chapa está indo bem e destaca que tem os planos A e B. -
Aplicativo Pardal é disponibilizado para Denúncias Eleitorais ao MPE
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o aplicativo tem como objetivo fortalecer os princípios da participação popular, a transparência e lisura do pleito. -
Prefeito de Ribeiro Gonçalves gasta R$ 572 mil em serviços funerários
O contrato foi firmado no dia 25 de maio deste ano, com a empresa Maria de Jesus C. Matos da Silva, sediada em São João dos Patos. -
-
Jeová é um político em que o povo se espelha, diz Antônio José Lira
O líder interino do prefeito de Teresina na Câmara Municipal afirmou que o evento de lançamento de pré-campanha de Jeová Alencar foi o maior da cidade. -
O interior do Piauí tem preferência pelo Rafael, diz Francisco Costa
De acordo com o deputado, é notório para o grupo uma crescente do pré-candidato ao governo também em Teresina e no interior do estado.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir