Viagora

Câmara de Teresina aprova agendamento de consultas autorizadas por telefone

A proposta da vereadora Elzuila Calisto (PT) aponta para um suporte viável e prático, e tem como objetivo trazer benefícios para o usuário e para o sistema de regulação.

Foi aprovado nesta quarta-feira (08), durante sessão na Câmara Municipal de Teresina, um Projeto de Lei da vereadora Elzuila Calisto (PT), que propõe que as clínicas credenciais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Teresina permitam que usuários com consultas devidamente autorizadas pelo sistema de regulação possam confirmar e, caso seja necessário, agendar consultas e exames pelo telefone.

De acordo com a vereadora, o objetivo é agilizar os atendimentos. “A demora no atendimento é hoje um dos maiores agentes de insatisfação das pessoas que buscam as unidades de saúde. O agendamento das consultas já autorizadas por telefone otimizará tempo, recursos financeiros e logísticos, assim como irá diminuir o número de consultas não utilizadas por falta do referido acesso”, explica.

Foto: DivulgaçãoVereadora Elzuila Calisto
Vereadora Elzuila Calisto

Ainda segundo a parlamentar, a medida também leva mais conforto aos usuários que têm dificuldade de deslocamento. “Muitas vezes o usuário não possui condições físicas e/ou financeiras para comparecer aos locais de pré-agendamento. É desnecessário esse agendamento presencial, uma vez que a pessoa já passou pelo processo natural de regulação”, ressaltou.

A vereadora também afirma que a proposta aponta para um suporte viável e prático, e tem como objetivo, trazer benefícios para o usuário e para o sistema de regulação, uma vez que os serviços ficam comprometidos quando o usuário que não conseguiu concluir a consulta ou exames por falta de condições de comparecer presencialmente para o agendamento buscará novamente a regulação, aumentando a fila de espera para os atendimentos.

Facebook
Indicado para você
Veja também