Viagora

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao Senado Federal do Piauí

Pelo menos quatro políticos lançaram seus nomes e já realizam pré-campanhas no estado.

Nestas eleições de 2022 ocorre a disputa pela vaga ocupada pelo piauiense Elmano Férrer (Progressistas) no Senado Federal. O cargo ficará disponível, pois o parlamentar finaliza seu mandato neste ano, e já declarou que não irá disputar a reeleição. Diante disso, a corrida para alcançar a cadeira já possui pelo menos quatro nomes.

Os pré-candidatos que devem disputar o senado Federal são: o professor Ajosé (Mobiliza 33), Fábio Sérvio (Podemos), Joel Rodrigues (Progressistas) e Wellington Dias (PT).

Ajosé (Mobiliza 33)

Antônio José Fontenele da Silva, mais conhecido como professor Ajosé, é escritor e cineasta, o pré-candidato é uma aposta do partido Mobiliza 33, antigo PMN, e foi anunciado em 18 de março deste ano. Por meio de suas redes sociais Ajosé afirma que está ligado a atividades educativas e tem o objetivo de ampliar o debate sobre arte e cultura como instrumento de proporcionar bem estar social.

Foto: Divulgação/InstagramProfessor Ajosé, Mobiliza 33.
Professor Ajosé, Mobiliza 33.

“[...]Nasci em Parnaíba onde estudei e trabalhei até meus 22 anos, atualmente moro em Teresina sem jamais ter perdido contato com a minha cidade natal. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí sou escritor, cineasta, professor de literatura e interpretação textual, atualmente produzo, dirijo e apresento o programa de cunho social e educativo Enem para todos [...]. Envolvido principalmente em atividades educativas solidárias acredito que minha pré-candidatura propiciará uma ampliação dos debates relacionados a arte e cultura enquanto instrumentos de fortalecimento de um bem estar social ligados diretamente a educação, saúde e segurança de todos os piauienses”, afirma.

Fábio Sérvio (Podemos)
O pré-candidato é presidente estadual do Podemos no Piauí e afirma que se dispôs para concorrer ao Senado Federal em prol de uma discussão mais aprofundada sobre questões relacionadas ao Estado. Fábio Sérvio ressaltou que o partido representa uma nova forma de fazer política.

Foto: Juscelino/ ViagoraPré-candidato ao Senado Federal Fábio Sérvio.
Pré-candidato ao Senado Federal Fábio Sérvio.

“A escolha de uma candidatura passa por uma representatividade. Nós começamos um movimento político lá em 2018 de oposição, de lá para cá nós mantemos a mesma coerência que foi iniciada lá atrás. Eu acho que nós precisamos discutir algumas coisas mais aprofundadas em relação ao Estado do Piauí e essa discussão só começou lá em 2018 naquele período havia uma oposição, mas uma oposição ao governo em uma tentativa de se chegar ao poder. O que nós tentamos representar enquanto partido, enquanto alguém que é simplesmente um cidadão que está levando uma mensagem política, é a forma de fazer política no Estado do Piauí”, destaca.

Joel Rodrigues (Progressistas)

Representando oposição a base governista no Piauí, Joel Rodrigues (Progressistas) é uma proposta anunciada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O pré-candidato renunciou ao cargo de prefeito da cidade de Floriano no dia 1º de abril deste ano para ingressar na disputa. Ele já assumiu a prefeitura por quase quatro mandatos, foi vereador e deputado estadual. Joel Rodrigues relata que diante do cenário piauienses e dos problemas que o Estado enfrenta, pretende cuidar das pessoas.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraJoel Rodrigues
Joel Rodrigues

“Eu entendo que aprendemos com a história de vida, a experiência política da minha cidade que é necessário sair da zona de conforto e que o Estado do Piauí diante dos problemas existentes precisa de um político com esse sentimento municipalista para que no senado possa, nesse importante aliança com o pré-candidato Sílvio Mendes a governador e Iracema Portella a vice, fazermos um importante trabalho de cuidar das pessoas”, garante.

Wellington Dias (Partido dos Trabalhadores)

Pré-candidato da base governista do Partido dos Trabalhadores, Wellington Dias deixou o cargo de Governador do Piauí no dia 31 de março. Além disso, o petista já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. No evento de lançamento da sua pré-candidatura no dia 02 de abril deste ano, Wellington ressaltou que o sentimento é de esperança, alegria e compromisso nessa nova caminhada.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraEx governador Wellington Dias
Ex governador Wellington Dias

“Sou muito apaixonado pelo Piauí, estou feliz nesse encontro com o nosso povo. Só alegria, muita fé, muita esperança, graças a Deus. O sentimento é de esperança, de alegria, de fé, muito compromisso e muita responsabilidade também, porque eu sei que nesse amor entre esse time e o povo há muita reciprocidade. Vamos seguir trabalhando, se Deus quiser”, declarou.

Facebook
Veja também