Viagora

Lula é empossado e assume presidência do Brasil pela 3ª vez

Neste domingo (01), em sua primeira fala oficial, o novo presidente defendeu “democracia para sempre”.

Na tarde deste domingo (01), Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu pela terceira vez a presidência do Brasil, após uma eleição bastante disputada, no ano de 2022.

No caminho para receber a faixa presidencial, Lula e Alckmin passaram pela Catedral Metropolitana de Brasília. Em seguida, seguiram pela Esplanada dos Ministérios onde desfilaram até o Congresso Nacional.

Foto: DivulgaçãoLula Recebe faixa presidencial
Lula Recebe faixa presidencial

Já no Congresso, Lula e Alckmin participaram da sessão solene de posse, comandada pelo presidente do Congresso, o Senador Rodrigo Pacheco, juntamente do presidente da Câmara, Arthur Lira, do primeiro-secretário do Congresso, Luciano Bivar, da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Terminado a solenidade de posse, Lula e Alckmin foram ao Senado, e em seguida, receberam as Honras Militares. Após a realização do Hino Nacional, o presidente e seu vice saíram para o Palácio do Planalto, onde lá, recebeu a faixa presidencial, passado por pelos próprios cidadãos, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro, saiu do país. Vale ressaltar que a passagem da faixa, é uma tradição de mais de 100 anos.

Antes de assinar o termo de posse e quebrar protocolo assinando o termo com caneta que ganhou de apoiador em 1989, Lula, ao ver Wellington Dias, Senador eleito pelo Piauí, contou a história daquela caneta, agradecendo ao povo piauiense pela quantidade de votos que lhe foi dado nas eleições. “Eu estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington e eu queria contar uma história, em 1989 eu estava fazendo um comício no Piauí, e ao terminar o comício um cidadão me deu essa caneta, e disse que essa caneta era para mim assinar a posse caso eu ganhasse as eleições de 89. Eu não ganhei as eleições de 89, eu não ganhei em 94, eu não ganhei em 98. Em 2002 quando eu ganhei as eleições e cheguei aqui, eu tinha esquecido a minha caneta e assinei com a caneta do senado, em 2006 eu assinei com a caneta aqui do senado. Agora eu encontrei a caneta, e essa caneta é uma homenagem ao povo do Piauí”, disse o presidente, assinando o termo de posse.

No seu primeiro discurso, Lula afirmou que a democracia foi a grande vitoriosa nessa eleição. “Meus amigos e minhas amigas, pela terceira vez compareço a este Congresso Nacional para agradecer ao povo brasileiro o voto de confiança que recebi. Se estamos aqui hoje, é graças a consciência política da sociedade brasileira. Foi a democracia a grande vitoriosa nesta eleição, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu, as mais violentas ameaças à liberdade do povo, a maior campanha de mentiras e de ódio tramada para manipular e constranger o eleitorado brasileiro”, afirmou Lula em seu primeiro discurso como novo presidente do Brasil.

Segundo Lula, apesar de todos os empecilhos, a decisão das urnas prevaleceu, e reforçou a segurança das urnas, que foi bastante questionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. “Apesar de tudo, a decisão das urnas prevaleceu graças a um sistema eleitoral internacionalmente reconhecido por sua eficácia na capitação e apuração dos votos”, disse Lula.

Lula ainda elogiou o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições. “Foi fundamental a atitude do poder judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre a violência e seus ditadores”, ressaltou o presidente.

Mais conteúdo sobre:

Luiz Inácio Lula da Silva

Facebook
Veja também