Viagora

Aumentaremos a fiscalização nos postos de combustíveis, diz Rafael

De acordo com o chefe do executivo, a diminuição dos valores é uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT) e que não é correto o dólar estar atrelado aos preços na produção.

Na manhã desta quinta-feira (18), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), falou em entrevista à imprensa sobre a redução da Petrobras no preço do diesel, gás de cozinha e gasolina.

De acordo com o chefe do executivo, a diminuição dos valores é uma das promessas de campanha do presidente Lula (PT) e que não é correto o dólar estar atrelado aos preços na produção.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

“Eu era quase uma voz sozinho num determinado momento, mas o Consefaz foi a primeira instituição que se manifestou que o problema da alta dos preços dos combustíveis tinha haver com a política de preço da Petrobras, colocamos isso em documento, em várias entrevistas, e agora o presidente Lula cumpre um compromisso de campanha e a Petrobrás acolheu a decisão de alterar a política de preço. Como pode uma produção que tem custo em reais ter o seu preço 100% atrelado ao dólar? Isso não é correto”, declarou.

O governador do Piauí, afirmou que a Petrobras pode ser uma empresa rentável para os acionistas, sem penalizar a população com preços altos. Rafael Fonteles informou também que a fiscalização em distribuidoras e postos de combustíveis serão intensificadas para garantir que o novo valor chegue ao consumidor final.

“Uma parte sim do preço tem que ter interferência do mercado internacional, porque nós vivemos numa economia globalizada, mas não 100% do preço. É perfeitamente possível que a Petrobras ter um lucro, ser uma empresa rentável, boa para seus acionistas, mas que não penalize o povo com preços absurdos como nós tínhamos no passado. Estamos sentindo o preço do diesel baixando, da gasolina, do gás de cozinha e vai baixar mais, porque vamos aumentar a fiscalização federal e estadual”, disse.

Facebook
Veja também