Viagora

Eleitor tem 10 meses para regularizar ou tirar 1ª via do título

A Justiça Eleitoral precisa deste prazo para poder organizar as votações de 2024, pelo número de eleitores

Os eleitores têm até 10 meses para regularizar pendências e tirar a primeira via do título. O cadastro para as eleições de 2024 se encerra no dia 08 de maio. A resolução das irregularidades é necessária para garantir o exercício do voto.

De acordo com a legislação brasileira, o cadastro dos eleitores só pode ser recebido em até 150 dias antes da data das eleições. A Justiça Eleitoral precisa deste prazo para poder organizar as votações pelo número de votantes.

Para saber como está sua situação eleitoral, a população deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Necessitam da regularidade, aqueles que não votaram, estão sem a justificativa de ausência nas últimas três eleições, ou ainda quem se mudou de município e quer a transferência do local de votação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, para tirar o título, o eleitor deve acessar o site do TSE, no sistema de Autoatendimento – Título Net, enviando a documentação necessária pela internet.

Pela legislação, somente nos anos eleitorais, os jovens de 15 anos que irão completar 16 no dia da votação, podem se alistar. O voto, no entanto, é facultativo, e caso não deseje participar, estará isento de multa.

Conforme o cronograma do TSE, as eleições de 2024 terão início em 06 de outubro, para os cargos de Prefeito e Vereador. Se houver segundo turno, a votação está marcada para dia 27.

Facebook
Veja também