Juiz condena ex-prefeito de Nova Santa Rita a devolver R$ 841 mil
De acordo com o juiz Ermano Chaves, a sentença foi motivada por dano causado na gestão de Antônio Francisco devido à contratação de escritório de contabilidade sem processo licitatório.
O juiz da 2ª Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves, condenou o ex-prefeito de Nova Santa Rita, Antônio Francisco Rodrigues da Silva, a devolver R$ 841.947,27 (oitocentos e quarenta e um mil e novecentos e quarenta e sete reais e vinte e sete centavos) aos cofres públicos municipais. A decisão foi divulgada na última quinta-feira (19) no site oficial do Ministério Público.
De acordo com o magistrado, a penalidade foi motivada por dano causado na gestão de Antônio Francisco devido à contratação de escritório de contabilidade sem processo licitatório.
Consta na decisão que também foi determinada a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por cinco anos.
Ação civil
A 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, através do promotor Jorge Pessoa, instaurou ação civil pública após constatar que houve contratação direta de escritório de contabilidade para prestar serviços para a Prefeitura de Nova Santa Rita em 2013.
Segundo o representante do Ministério Público, é inexigível a licitação em serviços de natureza singular, com profissionais especializados, como prevê a Lei de Licitações e Contratos ( 8.666/1993).
Ocorre que, conforme o Ministério Público, o escritório foi contratado para serviços comuns e rotineiros no município, por isso seria necessário o procedimento licitatório.
O promotor também destacou que a prefeitura fez o fracionamento de despesas que superou o limite de dispensa da licitação, a prática também foi considerada irregular.
Outro lado
O Viagora procurou o ex-gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado.
Nova Santa Rita
Rio Grande do Sul
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Decisão judicial
Inácio Carvalho destaca parceria com Silvio e diz que contribuirá com Teresina
Inácio Carvalho também enfatizou a importância da proximidade entre o vereador e o prefeito Silvio Mendes para garantir alinhamento de pautas em prol da cidade.Teresina pode esperar um vereador independente e que fiscaliza, diz Petrus
Petrus também teceu críticas aos parlamentares de “gabinete”, distantes da população e que se interessam apenas em demandas pessoais.Prefeito de São José do Piauí é eleito novo presidente da APPM por aclamação
O pleito foi marcado por um consenso entre os grupos políticos após o registro de apenas uma chapa para o biênio 2025/2026.Vilarinho tem características para ser um grande líder do prefeito, diz Samantha
A parlamentar destacou que Vilarinho tem uma boa relação com todos os vereadores, independente de partido político e certamente irá contribuir com a governabilidade da gestão de Silvio Mendes.Silvio Mendes se reúne com servidores e discute melhorias na educação
Ampliação de vagas, apoio a alunos com dificuldades e ressarcimento de gastos dos diretores estão entre as medidas planejadas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir