Viagora

Brasil alcança mais de 80% de recuperados do novo coronavírus

Segundo o ministro interino da Saúde, o percentual de recuperados da Covid-19 mostra que o Brasil está vencendo a doença.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil alcançou o índice de mais 80% de pessoas recuperadas da Covid-19, e conforme a pasta, o país está em primeiro lugar em número de recuperados no mundo, seguido da Índia, dos Estados Unidos e da Rússia.

Para o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, o percentual de recuperados da Covid-19 mostra que o Brasil está vencendo a doença. “O atendimento médico precoce está salvando vidas, aumentando as chances de recuperação e diminuindo a ocorrência de casos graves e, consequentemente, o número de internações e de óbitos pela doença”.

Segundo o ministro, o trabalho dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e o grande alcance do SUS contribuíram para os resultados. “O Brasil atingiu mais de 80% de pessoas recuperadas graças à capilaridade do Sistema Único de Saúde e do trabalho de todos os profissionais que salvam vidas diariamente”.

Para manter o alto índice de recuperados, o ministro reforça a importância do atendimento precoce e orienta que as pessoas procurem assistência médica imediatamente caso tenham febre a partir de 37,8º, dor de cabeça, cansaço ou perda de olfato e de paladar.

“A procura pelas unidades de saúde deve ocorrer assim que surgirem os primeiros sintomas, mesmo que sejam leves”, lembra. Ao longo da pandemia, evidências médicas demonstraram que a demora pela busca de atendimento pode agravar os casos, que dificulta a reversão do estado clínico do paciente.

Conforme o Ministério da Saúde, na última quarta-feira (02) o boletim epidemiológico da doença mostrou que o Brasil teve queda de 11% na média de óbitos pelo novo coronavírus, e segundo a pasta, o número de casos recuperados no Brasil é estimado por um cálculo que leva em consideração os registros de casos e óbitos confirmados reportados pelas secretarias estaduais de saúde, e o número de pacientes hospitalizados registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe.

Facebook
Veja também