Viagora

Mais de 10 mil pessoas são operadas em Mutirões de Catarata no Piauí

Conforme a Sesapi, com os procedimentos marcados para este próximo domingo (13), o projeto terá realizado um total de aproximadamente 11.150 cirurgias.

Percorrendo pelo Estado do Piauí realizando Mutirões de Catarata, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022”, já promoveu 10.128 cirurgias para retirada da catarata até esta sexta-feira (11).

Conforme a Sesapi, com os procedimentos marcados para este próximo domingo (13), o projeto terá realizado um total de aproximadamente 11.150 cirurgias. Com objetivo de atingir a meta de mais de 12 mil até o final deste ano.

Foto: Divulgação/ SesapiFase de triagem realizada durante Mutirão de Catarata pelo Piauí.
Fase de triagem realizada durante Mutirão de Catarata pelo Piauí.

A ação está ocorrendo no Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM) nesta sexta-feira (13). As equipes realizaram triagens para que o procedimento cirúrgico acontecesse, participaram desta fase 1.242 pacientes de 15 municípios, que integram o território Entre Rios, até o momento foram 951 pessoas operadas. Até domingo, o município de Floriano também passará por triagem.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, explicou a dinâmica adotada pela Sesapi para conseguir cumprir a demanda do Estado e ressaltou que a mesma aumentou durante a pandemia da covid-19.

“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida que, infelizmente, ainda ficou da pandemia. Vamos operar mais de 12 mil pessoas de catarata até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões de diversas especialidades que acontecerão na capital e no interior”, destaca o secretário Neris Júnior.

De acordo com a Sesapi, os mutirões vão passar por todos os municípios do Estado até o final deste mês de novembro para atender os piauienses. Neris Júnior ainda explicou que a prioridade do projeto são os idosos acima de 60 anos que já estejam na fila por uma cirurgia de catarata.

“Para este projeto, o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles com regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia”, reforça Neris Júnior.

Facebook
Veja também