Viagora

Governo do Piauí zera lista de espera para transplante de marcapasso

Parceria entre HU e FMS disponibilizou 200 equipamentos para a realização da cirurgia no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Governo do Piauí informou que zerou o número de participantes da lista de espera para implante de marcapasso. Cerca de 200 aparelhos custeados pela Sesapi, implantados nos pacientes através de uma parceria do Hospital Universitário (HU) com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram disponibilizados no estado.

A campanha I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí, anunciado em março, foi o início da ação da Sesapi para que a fila fosse zerada, momento marcado pela realização das 13 primeiras cirurgias.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíOperação de implante de marcapasso
Operação de implante de marcapasso

O secretário de saúde, Antônio Luiz, afirmou que esse é um feito histórico. “Lá atrás, alinhamos essa meta e agora conseguimos concretizá-la. Foram 200 pacientes que ganharam uma vida nova com estes marcapassos”, afirma.

De acordo com a Sesapi, o Hospital Universitário lidou com toda a parte de logística, além de fornecer a equipe especializada para a realização dos procedimentos, e a Sesapi foi responsável por adquirir os equipamentos.

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade, comentou sobre os avanços trazidos pela parceria. “O Programa Saúde em Dia vem dando excelentes resultados e agora conseguimos mais essa conquista, que é zerar a fila por um marcapasso, graças a essa parceria inédita envolvendo 3 esferas da saúde”, declarou ele.

Quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU foram encarregadas das implantações de marcapasso, hospital no qual o governador Rafael Fonteles inaugurou 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), também custeados pelo Governo do Estado.


Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também