Viagora

Instituto Natan Portella faz alerta para acidentes com escorpiões

Segundo o Governo do Piauí, 27 casos já foram notificados na urgência apenas durante os 10 primeiros dias deste mês, em comparação aos 64 casos de todo o mês de agosto do ano anterior.

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) faz alerta à população, destacando os perigos e ressaltando o seu papel essencial na prestação de cuidados de emergência com acidentes envolvendo animais peçonhentos, principalmente escorpiões, devido aos fatores propícios.

Segundo o Governo do Piauí, 27 casos já foram notificados na urgência apenas durante os 10 primeiros dias deste mês, em comparação aos 64 casos de todo o mês de agosto do ano anterior.

De acordo com o Governo Estadual, o Brasil tem cerca de 160 espécies de escorpião pertencentes a cinco famílias. A que tem animais em maior quantidade é a família Buthidae, com espécies perigosas e que são causadoras de acidentes graves. A gestão destaca que a picada do escorpião pode ter consequências letais, especialmente para pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças.

O IDTNP afirma que vítimas de picadas de escorpião devem se dirigir para a unidade hospitalar, e enfatiza que os atingidos pelo aracnídeo podem ir diretamente à unidade de urgência do instituto. O Dr. José Noronha, diretor técnico e infectologista do Instituto, evidencia que é preciso agir rapidamente diante de acidentes causados por animais peçonhentos.

“Caso acometido pela picada desse tipo de animal, o paciente deve procurar atendimento médico imediato para avaliação médica, seja no IDTNP ou nas referências macrorregionais do Estado. O atendimento médico deve ser buscado o mais breve possível, para que seja feita analgesia e para avaliar a possibilidade de uso do soro antiescorpiônico, conforme gravidade do quadro. Vale ressaltar que é importante agir rapidamente após o acidente, pois a picada de escorpião pode levar a óbito”, declarou o diretor.

O Governo do Estado apresentou algumas medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes com escorpiões, como: atenção antes de colocar o pé em calçados, vigilância com ralos em áreas molhadas, uso de telas protetoras em portas e janelas, afastar as camas e berços das paredes, vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los, manter jardins e quintais limpos, além de evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas. A gestão ainda deu orientações em caso de acidentes com escorpião: lavar o local da picada com água e sabão, manter o local voltado para cima, beber bastante água e dirigir-se imediatamente ao serviço de saúde.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também