Viagora

Banco de Leite da Evangelina Rosa auxilia no processo de amamentação

Disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o serviço busca auxiliar mães durante o período.

O Governo do Piauí divulgou que o Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa oferece atendimento em consultório de aleitamento para mulheres da comunidade, serviço prestado com o intuito de auxiliar aquelas que têm necessidade de orientações acerca do posicionamento, pega e ordenha durante a amamentação.

 A coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz, comenta mais sobre o atendimento do local. “No nosso banco de leite temos uma equipe pronta para receber essas mães e seus filhos e prestar toda a orientação para que o processo de aleitamento materno seja realizado da maneira correta e que atenda às necessidades da mamãe e do bebê. Ele está aberto não só para as pacientes da maternidade, mas para todas as mulheres da comunidade que tiverem filhos e estão com dificuldade na amamentação”, destacou Vanessa.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, na Maternidade Evangelina Rosa funciona das 8h às 17h. O serviço de consultório de aleitamento pode ser agendado através do telefone (86) 9 9498-5120.

Carmem Ramos, diretora da maternidade, dá orientações às mulheres que fazem parte do público-alvo. “É comum a ocorrência de situações próprias à amamentação que podem gerar insegurança e dificultar esse processo. No entanto, a mulher que está amamentando não deve deixar de procurar a ajuda de profissionais de saúde quando perceber situações que dificultem e coloquem em risco o aleitamento materno”, ressalta.

De acordo com o governo, o Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa processa, mensalmente, mais de 120 litros de leite. O serviço prioriza a alimentação de bebês de alto risco, como aqueles que se encontram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e unidades de cuidado intermediários de todo o Piauí. Segundo o Ministério da Saúde, 355.452 mulheres foram assistidas e 58.247 recém-nascidos foram atendidos durante os últimos 22 anos no Piauí. Quando somados, os números de todos os estados da região Nordeste igualam mais de 1 milhão de recém-nascidos e 11 milhões de mulheres beneficiadas.

“Não só no agosto Dourado, mas durante todo o ano estamos aqui recebendo doações dessas mães, em processo de amamentação, que estão saudáveis, com leite excedente, que vão contribuir com essa causa nobre, que vai fazer a diferença na vida dos nossos bebês”, comentou Vanessa Paz.

Ainda de acordo com a gestão estadual, o Banco de Leite deve ser transferido para a localização da Nova Maternidade Evangelina Rosa, em prédio da zona Leste de Teresina. Além de possibilitar que a capacidade de processamento de leite humano seja dobrada, o local permitirá mais atendimentos no consultório de amamentação.

“Vamos ter uma estrutura totalmente equipada com o que há de mais moderno em tecnologia de banco de leite humano e com a capacidade duplicada. Temos a expectativa de ampliar o atendimento aos bebês de alto risco de nosso estado e o auxílio a essas mamães”, afirmou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também