Viagora

Campanha de Multivacinação no Piauí tem início neste sábado

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio da Sesapi, e oferece imunização ao público com idades entre zero e 15 anos

Neste sábado (30), o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país. A iniciativa estima alcançar cerca de 720 mil pessoas, até o dia 14 de outubro, tendo como público alvo crianças e adolescentes de zero a 15 anos.

De acordo com o Governo do Piauí, o público com idade entre zero e sete anos (até seis anos, 11 meses e 29 dias) pode ter acesso às vacinas BCG, Hepatite B, penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e também Varicela.

A gestão estadual afirma que o público restante, ou seja, com idades entre sete e 15 anos, tem oportunidade de receber as vacinas de Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

O Governo ainda informa que as doses de imunização contra Covid-19 e Influenza seguem as definições específicas atribuídas a cada faixa etária. Já as doses da vacina contra Influenza serão ofertadas até os estoques se esgotarem nos municípios. De acordo com a disponibilidades de cada local, crianças a partir dos seis meses podem ter acesso ao imunizante.

 “Nosso objetivo é melhorar ainda mais a cobertura vacinal no estado, trabalho que já estamos fazendo desde a implantação do programa 'Saúde em Dia'. Agora com a Campanha de Multivacinação vamos buscar com os municípios alcançar essas metas. Por isso, precisamos da mobilização de todos para manter nossas crianças protegidas”, reforça Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

Segundo o Governo do Estado, a Sesapi promove ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de prepara as cidades para a Campanha de Multivacinação. As iniciativas consistem em diversas atividades, focando na realidade local e incluindo a definição da população alvo, a escolha das vacinas, a definição de datas e locais de vacinação e a logística.

“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento”, esclarece Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

Facebook
Veja também